Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  O fórum de discussão como uma ferramenta de ensino na prática supervisionada do curso de enfermagem
Autores:  Natalia Hernández Hita*; Cristina Arias Mancebo**; Laura Visiers Jiménez***; David Peña Otero****
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2017-11-23
Aceite para publicação:  2018-02-22
Secção:  ARTIGOS DE REVISÃO / REVIEW PAPERS ARTIGOS_TEÓRICOS-ENSAIOS / THEORETICAL PAPERS/ESSAYS
Ano:  2018
DOI:  https://doi.org/10.12707/RIV17101
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Enquadramento: Entre as metodologias ativas que aproveitam as possibilidades oferecidas pelas técnicas de informação e comunicação, estão os fóruns de discussão, como método de comunicação assíncrona, usado para desenvolver competências essenciais entre os estudantes de Enfermagem, como a capacidade de escrever, reflexão e pensamento crítico.
Objetivo: Refletir sobre o uso do fórum como ferramenta pedagógica na prática supervisionada.
Principais tópicos em análise: Na Licenciatura em Enfermagem do Centro Universitário de Ciências da Saúde, San Rafael-Nebrija foi implementado, no curso 2014-2015, o uso de fóruns de discussão como atividade direcionada dentro do portfólio digital incluído no assunto de Estágios Tutelados Nível 3 do terceiro ano.
Conclusão: O uso do fórum de discussão como ferramenta de inovação pedagógica é útil para a aquisição de conhecimento ou atualização do mesmo através da realização de pesquisas bibliográficas e para desenvolver a capacidade de síntese e priorização dos alunos, o que favorece a sua auto-aprendizagem.


Palavras-chave
pensamento; prática do docente de enfermagem; processos grupais; difusão de inovações
Andrés Sánchez, M. A., Egues Artola, I., Erdocia, X., & Marieta Gorriti, C. (2015). Foros virtuales: Una herramienta e-learning para fomentar la interactividad yaprendizaje colaborativo. In XII Jornadas Internacionales de Innovación Universitaria. Educar para transformar: Aprendizaje experiencial, Villaviciosa de Odón, Madrid, 20-21 julio 2015 (pp. 855-861). Tomado de http://hdl.handle.net/11268/4517
Carrasco, P., Carrillo, M. J., Bazley, K., Vergara, A., & Contreras, A. (2017). Foros virtuales y construcción de conocimiento en profesionales de la salud. Enfermería Universitaria, 14(3), 184-190. doi: 10.1016/j.reu.2017.06.002
Castro Méndez, N., Suárez Cretton, X., & Soto Espinoza, V. (2016). El uso del foro virtual para desarrollar el aprendizaje autorregulado de los estudiantes universitarios. Innovación Educativa (México, DF), 16(70), 23-42. Tomado de http://www.scielo.org.mx/pdf/ie/v16n70/1665-2673-ie-16-70-00023.pdf
Cevallos Torres, L., Guijarro Rodríguez, A., & Domínguez Rivas, L. L. (2016). Factores que inciden en el mal uso de la información en trabajos de investigación científica. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 7(4), 57-74. Tomado de http://runachayecuador.com/refcale/index.php/didascalia/article/view/1503/848
Cuellar Espinoza, L. S., Cuellar Espinoza, A. G., Muñoz Bernal, J., & Herrera Martínez, P. (2016). Desarrollo de las TIC en la formación de recursos en enfermería semiescolarizada. REMEIED: Memorias del Encuentro Internacional de Educación a Distancia, 5(5), 10-24. Tomado de http://www.udgvirtual.udg.mx/remeied/index.php/memorias/article/viewFile/295/155
Cuenca Cartagena, V. E. (2015). The virtual forum as a strategy of teaching in higher education. Hamut´ay, 2(1), 23-31. doi: 10.21503/hamu.v2i1.827 Eligio Mendoza, I. M., Gómez Zermeno, M. G., & García
Mejía, I. A. (2016). O desenvolvimento do pensamento crítico mediante o debate assincrônico em fóruns virtuais na educação secundaria. Revista Aletheia, 8(1), 100-115. Tomado de http://www.scielo.org.co/pdf/aleth/v8n1/v8n1a06.pdf
Garcia Serrano, M., Carrillo Hernández, M. C., & Hidalgo Cabrera, Y. (2012). La educación a distancia para potenciar el proceso de enseñanza aprendizaje. Mendive, 10(3), 235-240. Tomado de http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view-File/538/537
García-Carpintero Blas, E., Siles González, J., Martínez Roche, M. E., Martínez de Miguel, E., González Cervantes, S., & Pulido Mendoza, R. (2015). El estudiante como protagonista de su aprendizaje: La necesidad del uso del portafolio en enfermería dentro del contexto de educación superior. Index de Enfermería, 24(1-2), 93-97. doi: 10.4321/S1132-12962015000100021
García-Carpintero Blas, E., Siles González, J., Martínez Roche, M. E., Martínez Miguel, E., Manso Perea, C., & Álvarez Embarba, B. (2017). Metodologías de enseñanza- aprendizaje en enfermería: ¿Es el portafolio una metodología acorde con el espacio europeo de educación superior? Revista Enfermería Docente, 108, 24-28. Tomado de http://www.revistaenfermeriadocente.es/index.php/ENDO/article/view/439/pdf_375
Gibbs, G. (1988). Learning by doing: A guide to teaching and learnig methods. Oxford, United Kingdom: Further Education Unit.
Glen, S., & Hight, N. F. (1992). Portfolios: An ‘affective’ assessment strategy? Nurse Education Today, 12(6), 416-423. doi: 10.1016/0260-6917(92)90132-8
González Hernando, C., Martín Villamor, P., & Arribas Leal, E. (2012). Utilidad de los foros virtuales en el proceso de enseñanza-aprendizaje: Experiencia en educación superior en enfermería. Revista Paraninfo Digital, 16.
Hill, T. L. (2012). The portfolio as a summative assessment for the nursing student. Teaching and Learning in Nursing, 7(4), 140-145. doi: 10.1016/j.teln.2012.06.005
López Rodrigo, M., Cardó Vila, G., Vives Abril, T., Sumalla- Gómez, E. C., & Moreno Poyato, A. R. (2017). Significado de la práctica reflexiva en la adquisición y transferencia de competencias comunicativas en enfermería. Revista Rol de Enfermeria, 40(9), 592-599.
López, C. (2014). Uso de las tecnologías de la información y la comunicación en la administración curricular de postrado. Investigación y Postgrado, 29(1), 183-212. Tomado de http://revistas.upel.edu.ve/index.php/revinpost/article/view/2576/2637
McMullan, M. (2006). Students’ perceptions on the use of portfolios in pre-registration nursing education: A questionnaire survey. International Journal of Nursing Studies, 43(3), 333-343. doi: 10.1016/j.ijnurstu.2005.05.005
Miguel Díaz, F. M. (2005). Cambio de paradigma metodológico en la educación superior: exigencias que conlleva. Cuadernos de Integración Europea, 2, 16-27. Orden CIN/2134/2008, de 3 de julio. Boletín Oficial del Estado nº 174/2008. Ministerio de Ciencia e Innovación. Madrid, España.
Peixoto, T. A., & Peixoto, N. M. (2017). Pensamento crítico dos estudantes de enfermagem em ensino clínico: Uma revisão integrativa. Revista de Enfermagem Referência, 4(13), 125-138. doi: 10.12707/RIV16029
Peña Otero, D., & Visiers Jiménez, L. (2017). Grado en enfermeria PCR102: Prácticas tuteladas: Nivel medio. Tomado de http://www.nebrija.com/carreras-universitarias/enfermeria/pdf-asignaturas/practicas-tuteladas-nivel-medio.pdf
Rodolfo Lara, L. (2015). Criterios que se deben considerar en el proceso de seguimiento y evaluación de alumnos que participan en foros virtuales. Signos Universitarios, Anejo 2, 69-80.
Smith, L. S. (2017). Superar el plagio en la formación de enfermería. Nursing: Edición Española, 34(3), 56-58. doi: 10.1016/j.nursi.2017.06.017
Zuriguel Pérez, E., Lluch Canut, M. T., Falcó Pegueroles, A., Puig Llobet, M., Moreno Arroyo, C., & Roldán Merino, J. (2015). Critical thinking in nursing: Scoping review of the literature. International Journal of Nursing Practice, 21(6), 820-830. doi: 10.1111/ijn.12347
Texto integral
Total: 0 registo(s)
REF_jun2018_131to142_eng.pdf.pdf
REF_jun2018_131to142_span.pdf.pdf


[ Detalhes da edição ]