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Título:  Construção e validação de casos clínicos para utilização no ensino de enfermagem no contexto materno-infantil
Autores:  Casandra G. R. M. Ponce de Leon* ; Ana Karolina Silva**; Laiane Medeiros Ribeiro*** ;
Guilherme da Costa Brasil**** ; Laise Escalianti del Alamo Guarda***** ; Luciana Mara Monti Fonseca******
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2018-04-03
Aceite para publicação:  2018-07-23
Secção:  ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH PAPER (ORIGINAL)
Ano:  2018
DOI:  https://doi.org/10.12707/RIV18013
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Resumo
Enquadramento: A simulação, como um método ativo de ensino, permite o estímulo da capacidade cognitiva,
racional, visão crítica e exercício do trabalho em equipa, divisão de tarefas e liderança.
Objetivo: Descrever a construção de 2 casos clínicos e validá-los para utilização na simulação realística materno-infantil.
Metodologia: Estudo de validação do tipo metodológico, realizado em duas fases. Na primeira fase, realizou-se o levantamento das necessidades de cuidados em saúde escolar e elaboração de 2 casos clínicos para utilizar em simulação realística materno-infantil. Na segunda fase, procedeu-se à validação dos casos e dos instrumentos elaborados para avaliação da simulação no processo de formação.
Resultados: Os juízes avaliaram os itens que foram analisados através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). As sugestões foram apontadas para melhorar os instrumentos de avaliação dos cenários e houve a contribuição para a fidedignidade dos casos clínicos construídos.
Conclusão: A validação dos cenários pelos juízes viabilizou a adequação de itens nos instrumentos favorecendo uma nova implementação dos casos elaborados para a simulação realística materno-infantil.

Palavras-chave
ensino; simulação; estudos de validação; enfermagem; pediatria
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