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Título:  O Teatro do Oprimido como estratégia de intervenção na redução do bullying escolar
Autores:  Lidiane Cristina da Silva Alencastro*; Jorge Luiz da Silva**; André Vilela Komatsu***; Iara Falleiros Braga****; Diene Monique Carlos*****; Marta Angélica Iossi Silva******
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2018-07-08
Aceite para publicação:  2018-11-14
Secção:  ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH PAPER (ORIGINAL)
Ano:  2018
DOI:  https://doi.org/10.12707/RIV18052
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Resumo
Enquadramento: O bullying escolar tem-se destacado, gerando diversas repercussões negativas na saúde dos adolescentes.
Objetivo: Avaliar os efeitos de uma intervenção, baseada no Teatro do Oprimido, na redução do bullying escolar, 6 meses após a sua finalização.
Metodologia: Estudo quasi-experimental, realizado entre 2016 e 2017, com estudantes do ensino secundário de duas escolas da capital de Mato Grosso, Brasil. Dentre os 231 participantes, 133 compuseram o grupo de intervenção, e 98 o grupo de comparação. Antes e depois da intervenção, os grupos foram avaliados pela Escala de Agressão e Vitimização entre Pares (EVAP). Utilizou-se teste t e qui-quadrado para análise dos dados e as medições não foram emparelhadas.
Resultados: O grupo de intervenção apresentou redução significativa na vitimização e agressão direta, após 6 meses do término da intervenção. Já o grupo de comparação apresentou aumento significativo em todas as formas de vitimização e agressão por bullying.
Conclusão: O Teatro do Oprimido contribuiu para a redução do bullying entre adolescentes e pode ser incorporado em ações de promoção de saúde nas escolas.


Palavras-chave
bullying; violência; saúde escolar; adolescente; saúde do adolescente
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