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Título:  Adaptação e validação para português da Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior
Autores:  Manuela Ferreira* ; João Duarte** ; José Luís Abrantes*** ; Lídia Cabral**** ; Raquel Guiné***** ;
Sofia Campos****** ; Ana Paula Cardoso*******
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2018-12-13
Aceite para publicação:  2019-04-15
Secção:  ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH PAPER (ORIGINAL)
Ano:  2019
DOI:  https://doi.org/10.12707/RIV18090
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Resumo
Enquadramento: O abandono escolar é um problema com que os sistemas educacionais se debatem, colocando em causa a qualidade da instituição escolar e do próprio sistema de ensino.
Objetivos: Adaptar e avaliar as qualidades psicométricas da Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior para os estudantes do ensino superior português.
Metodologia: Estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. Foi aplicado um questionário de caracterização sociodemográfica e a Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior a uma amostra de 891 estudantes, maioritariamente feminina (68,2%), com uma idade média de 19,68 anos. Recorreu-se à análise fatorial exploratória e confirmatória.
Resultados: A escala composta por 30 itens, organizados em 4 dimensões: Organizacional; Gestão de vida; Profissional e Relacional. Apresenta uma variância explicada de 46,5%, e um alfa de Cronbach de 0,959.
Conclusão: Os resultados apoiam a adequação psicométrica da escala para a população portuguesa, indicando que poderá ser utilizada em ensaios futuros neste âmbito e permitir a implementação de medidas que o contrariem.


Palavras-chave
evasão escolar; ensino superior; estudos de validação; confiabilidade e validade
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