Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Tradução e adaptação de instrumentos sobre prática baseada na evidência para estudantes de enfermagem portugueses
Autores:  Daniela Filipa Batista Cardoso*; Adriana Raquel Neves Coelho**; Cristina da Costa Louçano***;
Vítor Sérgio de Oliveira Parola****; Manuel Alves Rodrigues*****; Ellen Fineout-Overholt******;
João Luís Alves Apóstolo*******
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2019-08-27
Aceite para publicação:  2019-10-14
Secção:  ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH PAPER (ORIGINAL)
Ano:  2019
DOI:  https://doi.org/10.12707/RIV19058
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Enquadramento: A implementação da pratica baseada na evidencia (EBP) em contextos clínicos e recomendada pelo seu impacto positivo na saúde, contudo, permanece abaixo do desejável. A formação de estudantes de licenciatura em enfermagem em EBP e fundamental, pelo que e crucial haver medidas validas e confiáveis desta aprendizagem.
Objetivo: Traduzir e adaptar transculturalmente para português europeu as escalas EBP Beliefs Scale (EBPB), EBP
Implementation Scale for Students (EBPI-S) e Organizational Culture & Readiness for School-wide Integration of Evidence-based Practice Survey for students (OCRSIEP-ES).
Metodologia: Traducao e adaptação transcultural segundo recomendações internacionais. Validação preliminar em
estudantes portugueses de licenciatura em enfermagem, provenientes de nove instituições.
Resultados: As versões prefinais dos instrumentos os participantes sugeriram incluir a possibilidade de resposta “não tenho conhecimento suficiente que me permita responder” e aumentar o período de recordação no instrumento EBPI-S. Na fase II participaram 167 estudantes. O α para o EBPB, EBPI-S e OCRSIEP-ES foi 0,854, 0,943 e 0,970, respetivamente.
Conclusão: Os resultados preliminares revelaram uma forte consistência interna. E necessário realizar mais estudos de validação com amostras robustas para testar a confiabilidade e validade dos instrumentos.


Palavras-chave
estudos de validação; prática clínica baseada em evidências; educação em enfermagem; estudantes de enfermagem
Beaton, D. E., Bombardier, C., Guillemin, F., & Ferraz, M. B. (2000). Guidelines for the process of cross-cultural adaptation of self-report measures. Spine, 25(24), 3186-3191. doi:10.1097/00007632-200012150-00014
Blair, E., & Burton, S. (1987). Cognitive processes used by survey respondents to answer behavioral frequency questions. Journal of Consumer Research, 14(2), 280-288. doi:10.1086/209112
Brown, N. R. (2002). Encoding, representing, and estimating event frequencies: A multiple strategy perspective. Em P. Sedlmeier & T. Betsch (Eds.), Frequency processing and cognition (pp. 37-54). New York, NY: Oxford University Press.
Clarke, P. M., Fiebig, D. G., & Gerdtham, U. G. (2008). Optimal recall length in survey design. Journal of Health Economics, 27(5), 1275-1284. doi:10.1016/j.jhealeco.2008.05.012
Dawes, M., Summerskill, W., Glasziou, P., Cartabellotta, A., Martin, J., Hopayian, K., ... Osborne, J. (2005). Sicily statement on evidence-based practice. BMC Medical Education, 5(1), 1. doi:10.1186/1472-6920-5-1
DeVellis, R. F. (2016). Scale development: Theory and applications (Vol. 26, 4th ed.). Thousand Oaks, CA: Sage publications.
Duncombe, D. (2018). A multi-institutional study of the perceived barriers and facilitators to implementing evidence-based practice. Journal of Clinical Nursing, 27(5-6), 1216-1226. doi:10.1111/jocn.14168
Fineout-Overholt, E. (2018). ARCC-E EBP in education scales: Scoring & interpretation monograph. Hallsville, TX: Author.
International Council of Nurses. (2012). Closing the gap: From evidence to action. Geneva: Autor.
Melnyk, B., Fineout-Overholt, E., Feinstein, N., Li, H., Small, L., Wilcox, L., & Kraus, R. (2004). Nurses’perceived knowledge, beliefs, skills, and needs regarding evidence-based practice: Implications for accelerating the paradigm shift. Worldview on Evidence-Based Nursing, 1(3), 185-193. doi:10.1111/j.1524-475X.2004.04024.x
Melnyk, B. M., Fineout-Overholt, E., Gallagher-Ford, L., & Kaplan, L. (2012). The state of evidence-based practice in US nurses: Critical implications for nurse leaders and educators. Journal of Nursing Administration, 42(9), 410-417. doi:10.1097/NNA.0b013e3182664e0a
Melnyk, B. M., Gallagher‐Ford, L., Long, L. E., & Fineout‐Overholt, E. (2014). The establishment of evidence‐based practice competencies for practicing registered nurses and advanced practice nurses in real‐world clinical settings: Proficiencies to improve healthcare quality, reliability, patient outcomes, and costs. Worldviews on Evidence‐Based Nursing, 11(1), 5-15. doi: 10.1111/wvn.12021
Pereira, R., Cardoso, M., & Martins, M. (2012). Atitudes e barreiras a pratica de enfermagem baseada na evidencia em contexto comunitário. Revista de Enfermagem Referência, 3(7), 55-62. doi:10.12707/RIII11146
Pearson, A., Jordan, Z., & Munn, Z. (2012). Translational science and evidence-based healthcare: A clarification and reconceptualization of how knowledge is generated and used in healthcare. Nursing Research and Practice, 2012. doi:10.1155/2012/792519
Solomons, N. M., & Spross, J. A. (2011). Evidence-based practice barriers and facilitators from a continuous quality improvement perspective: An integrative review. Journal of Nursing Management, 19(1), 109-120. doi:10.1111/j.1365-2834.2010.01144.x
Streiner, D. L., & Norman, G. R. (2008). Health measurement scales: A practical guide to their development and use (4th ed.). New York, NY: Oxford University Press.
Stull, D. E., Leidy, N. K., Parasuraman, B., & Chassany, O. (2009). Optimal recall periods for patient-reported outcomes: Challenges and potential solutions. Current Medical Research and Opinion, 25(4), 929-942. doi:10.1185/03007990902774765
Tilson, J. K., Kaplan, S. L., Harris, J. L., Hutchinson, A., Ilic, D., Niederman, R., ... Zwolsman, S. E.
(2011). Sicily statement on classification and development of evidence-based practice learning assessment tools. BMC Medical Education, 11(1), 78. doi:10.1186/1472-6920-11-78
World Health Organization. (2015). European strategic 12 Revista de Enfermagem Referência - IV - n.º 23 -2019 Tradução e adaptação de instrumentos sobre prática baseada na evidência para estudantes de enfermagem portugueses directions for strengthening nursing and midwifery towards health 2020 goals. Copenhagen, Denmark: Autor. Recuperado de http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0004/274306/European-strategic-directions-strengthening-nursing-midwifery-Health2020_en-REV1.pdf?ua=1
Texto integral
Total: 0 registo(s)
REF_dec2019_141to152_port.pdf
REF_dec2019_141to152_eng.pdf


[ Detalhes da edição ]