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Título:  Escala de Detección de Sexismo en Adolescentes: tradução e validação para o contexto português
Autores:  Maria Isabel Domingues Fernandes; Isabel Maria Pinheiro Borges Moreira; Armando Manuel Silva; Maria da Conceição Alegre de Sá; Cristina Maria Figueira Veríssimo; Maria Neto da Cruz Leitão
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2019-10-16
Aceite para publicação:  2020-01-18
Secção:  ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH PAPER (ORIGINAL)
Ano:  2020
DOI:  10.12707/RIV19075
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Resumo
Enquadramento: O sexismo, definido como crenças, atitudes, comportamentos e práticas que refletem avaliações negativas sustentadas no género, reforça a desigualdade entre mulheres e homens, devendo haver intervenção precoce para a diminuir.
Objetivo: Validar a versão espanhola da Escala de Detección de Sexismo en Adolescentes (DSA) para o contexto
português.
Metodologia: A validação compreendeu a tradução, adaptação cultural do instrumento e validade do constructo, na qual participaram 259 adolescentes (13-19 anos), provenientes de escolas do ensino básico
e secundário.
Resultados: Pela análise fatorial exploratória, verificou-se que o sexismo hostil (SH; 16 itens), e o sexismo benévolo (SB; 10 itens) são responsáveis por 38,34% e 10,25% da variância total, respetivamente.
Conclusão: A escala DSA possui boas propriedades psicométricas, mantendo os itens da versão original.
O SH apresenta valores superiores em indivíduos do sexo masculino, enquanto que o SB é mais evidente em indivíduos do sexo feminino. O SH aumenta com a idade dos adolescentes. A DSA revelou-se um instrumento válido para medir o sexismo em adolescentes portugueses.

Palavras-chave
sexismo; adolescente; estudos de validação; violência de género
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