Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Sintomatologia musculosquelética nos estudantes de enfermagem: o papel dos fatores psicossociais
Autores:  Cristiana Isabel da Cruz Furtado Firmino; Luís Manuel Mota de Sousa; Lídia Susana Mendes Moutinho; Pedro Joel Mendes Rosa; Maria Fátima Mendes Marques; Maria Celeste Rocha Simões
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2020-06-06
Aceite para publicação:  2020-10-02
Secção:  ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH ARTICLE (ORIGINAL)
Ano:  2021
DOI:  10.12707/RV20085
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Enquadramento: Durante todo o curso, os estudantes de enfermagem estão expostos a fatores que podem contribuir para uma diminuição da sua qualidade de vida e do seu estado de saúde em geral, quando associados a sintomatologia musculoesquelética.
Objetivo: Identificar os fatores psicossociais associados à presença de sintomatologia musculoesquelética no estudante do curso de licenciatura em enfermagem.
Metodologia: Estudo transversal, com 253 estudantes de escolas superiores de enfermagem. A recolha de dados foi realizada em março e abril de 2018, através de um questionário autopreenchido incluindo variáveis sociodemográficas, bem como questionários Nórdico Músculo-esquelético (QNM), Questionário Estado de Saúde (SF-36) e a Escalas de Ansiedade Depressão e Stress (EADS-21).
Resultados: A ansiedade, stress e depressão foram identificadas como variáveis associadas à presença de sintomatologia musculoesquelética, interferindo na saúde dos estudantes de enfermagem.
Conclusão: Existem fatores psicossociais associados à sintomatologia musculosquelética nos estudantes de enfermagem. Conhecer estes fatores de risco irá permitir que se possam planear atempadamente estratégias de prevenção e, também, contribuir para a potenciação do processo de aprendizagem.

Palavras-chave
estudantes de enfermagem; sistema musculoesquelético; educação em enfermagem; fatores de risco; impacto psicossocial
Carvalho, J., Rosa, P. J., & Pereira, B. (2018). Dynamic risk factors characterizing aggressive sexual initiation by female college students. Journal of Interpersonal Violence. https://doi.org/10.1177/0886260518760010
Ferreira, P. L., & Ferreira, L. D. (2006). A medição de preferência em saúde na população portuguesa. Revista Portuguesa de Saúde Pública, 24(2), 5-14. https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/13614
Ferreira, T. C., Rocha, I. M., Cunha, L. R., & Cardoso, N. E. (2015). Relação de dores musculoesqueléticas e estresse em acadêmicos do último período antes do estágio do curso de enfermagem em uma instituição de ensino superior. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, 13(1), 239-255. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5106747
Firmino, C. F., Sousa, L. M., Marques, J. M., Antunes, A. V., Marques, F. M., & Simões, C. (2019). Musculoskeletal symptoms in nursing students: Concept analysis. Revista Brasileira de Enfermagem, 72(1), 287-292. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0612
Firmino, C., Sousa, L., Antunes, A., Valentim, O., Marques, F., & Simões, C. (2018). Avaliação da qualidade de vida em estudantes do curso de licenciatura em enfermagem. In R. M. Moreira & L. M. Sousa (Eds.) Qualidade de vida e condições de saúde de diversas populações (pp. 13-26). Curitiba, Brasil: Editora CRV. https://doi.org/10.24824/978854442638.8
Galvão, A., Pinheiro, M., Gomes, M. J., & Ala, S. (2017). Ansiedade, stress e depressão relacionados com perturbações do sono-vigília e consumo de álcool em alunos do ensino superior. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, (Spe5), 8-12. http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0
Katz, M. H. (2006). Multivariable analysis (2nd ed.). Cambridge, England: Cambridge University.
Kitiş, A., Büker, N., Ünal, A., & Şavkın, R. (2017). Effects of musculoskeletal system problems on quality of life and depression in students preparing for university entrance exam. The Korean Journal of Pain, 30(3), 192-196. https://doi.org/10.3344/kjp.2017.30.3.192
Mesquita, C. C., Ribeiro, J. C., & Moreira, P. (2010). Portuguese version of the standardized Nordic musculoskeletal questionnaire: Cross cultural and reliability. Journal of Public Health, 18(5), 461-466. https://doi.org/10.1007/s10389-010-0331-0
Morais, B., Dalmolin, G., Andolhe, R., Dullius, A., & Rocha, L. (2019). Dor musculoesquelética em estudantes de graduação da área da saúde: Prevalência e fatores associados. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 53, e03444. https://doi.org/10.1590/s1980220x2018014403444
Nogueira, M. J., & Sequeira, C. (2017). A saúde mental em estudantes do ensino superior: Relação com o género, nível socioeconómico e os comportamentos de saúde. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, (Spe5), 51-56. https://doi.org/10.19131/rpesm.0167
Nunes, H., Cruz, A., & Queirós, P. (2016). Dor músculo esquelética a nível da coluna vertebral em estudantes de enfermagem: Prevalência e fatores de risco. Revista Investigação em Enfermagem, 14, 28-37.
Oliveira, N. A., Greco, P. B., Prestes, F. C., Machado, L. M., Magnago, T. S., & Santos, R. R. (2017). Trastornos/dolor musculoesquelético en estudiantes de enfermería de una universidad comunitaria del sur del Brasil. Enfermería Global, 16(47), 128- 174. https://doi.org/10.6018/eglobal.16.3.248551
Pais-Ribeiro, J. L., Honrado, A., & Leal, I. (2004). Contribuição para o estudo da adaptação portuguesa das escalas de ansiedade, depressão e stress (EADS) de 21 itens de Lovibond e Lovibond. Psicologia, Saúde & Doenças, 5(2), 229-239.
Pinheiro, J. M, Macedo, A. B., Antoniolli, L., Dornelles, T. M., Tavares, J. P., & Souza, S. B. (2020). Qualidade de vida, sintomas depressivos e psiquiátricos menores em estudantes de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, 73(Suppl. 1), e20190134. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0134
Pryjmachuk, S., McWilliams, C., Hannity, B., Ellis, J., & Griffiths, J. (2019). Transitioning to university as a nursing student: Thematic analysis of written reflections. Nurse Education Today, 74, 54-60. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2018.12.003
Rosa, P. J., Esteves, F., & Arriaga, P. (2015). Beyond traditional clinical measurements for screening fears and phobias. IEEE Transactions on Instrumentation and Measurement, 64(12), 3396–3404. https://doi.org/10.1109/TIM.2015.2450292
Soares, A. M., Pereira, A. M., & Canavarro, J. M. (2015). Promoção da saúde nas instituições de ensino superior portuguesas: Reflexões e desafios. Revista Portuguesa de Pedagogia, 49(2), 115-137. https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-2_6
Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2013). Using multivariate statistics: Pearson New International Edition. Pearson Education Limited.
Wang, A. H., Lee, C. T., & Espin, S. (2019). Undergraduate nursing students’ experiences of anxiety-producing situations in clinical practicums: A descriptive survey study. Nurse Education Today, 76, 103-108. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2019.01.016
Texto integral
Total: 0 registo(s)
REF_jan2021_e20085_port.pdf
REF_jan2021_e20085_eng.pdf


[ Detalhes da edição ]