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Título:  Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde
Autores:  Katheri Maris Zamprogna; Vânia Marli Schubert Backes; Jouhanna do Carmo Menegaz; Gilberto Tadeu Reis Silva; Maria Luiza Carvalho de Oliveira; Fernanda Moreira Ribeiro Fraga; Francisco Reis Tristão
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2020-05-30
Aceite para publicação:  2020-10-26
Secção:  ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH ARTICLE (ORIGINAL)
Ano:  2021
DOI:  10.12707/RV20080
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Resumo
Enquadramento: A prática docente na atenção primária é complexa, podendo a comunidade de prática servir como espaço de formação pedagógica para os enfermeiros supervisores e enfermeiros docentes.
Objetivo: Descrever as ações identificadas por enfermeiros supervisores e enfermeiros docentes em comunidade de prática docente assistencial no ensino na atenção primária em saúde.
Metodologia: Pesquisa-ação, qualitativa, realizada com grupos focais com 13 enfermeiros supervisores da atenção primária e enfermeiros docentes. Utilizou-se o software de análise de dados AtlasTi 8, e análise de conteúdo de Bardin.
Resultados: Obtiveram-se três categorias: Ações dos enfermeiros docentes para a qualificação da formação em enfermagem na atenção primária em saúde; Ações dos enfermeiros supervisores para a qualificação da formação em enfermagem na atenção primária em saúde; Ações das Instituições de Ensino e de Saúde para a qualificação da prática docente na atenção primária em saúde.
Conclusão: Os membros constituíram-se enquanto uma comunidade de prática, pois compartilharam interesses comuns, levando ao engajamento sobre definição de ações no exercício docente com especificidade na atenção primária.

Palavras-chave
ensino superior; educação em enfermagem; atenção primária à saúde; comunidade de prática
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