Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Vivências de estudantes como espetadores de situações de bullying
Autores:  Claudio Romualdo; Wanderlei Abadio de Oliveira; Jorge Luiz da Silva; Diene Monique Carlos; José Eugenio Rodríguez Fernández; Maria das Graças Bomfim de Carvalho; Marta Angélica Iossi Silva
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2020-08-28
Aceite para publicação:  2021-01-27
Secção:  ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH ARTICLE (ORIGINAL)
Ano:  2021
DOI:  10.12707/RV20144
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Enquadramento: O Bullying escolar é um fenómeno mundial. Os observadores são centrais à compreensão do fenómeno e ao desenvolvimento de ações de prevenção.
Objetivo: Conhecer a vivência de estudantes identificados como testemunhas de situações de bullying.
Metodologia: Estudo qualitativo e exploratório desenvolvido numa escola brasileira, à luz da teoria social cognitiva. Participaram 20 estudantes com idades entre 13 e 18 anos. Os dados foram colhidos através de entrevistas semiestruturadas e grupos focais. A análise temática foi aplicada aos dados.
Resultados: A taxa de prevalência de estudantes que observaram situações de bullying foi de 64%. Os participantes possuem bom conhecimento sobre o bullying, avaliam o comportamento agressivo como negativo ou prejudicial, mas esse entendimento não se converte em senso de autoeficácia e ações de ajuda às vítimas. Uma categoria temática foi construída – Tomada de atitude, reforço e sentimentos – “O que motivava o agressor era a plateia”.
Conclusão: A vivência dos estudantes é assinalada por questões individuais, escolares e contextuais. Implicações para a atenção primária em saúde são enunciadas.

Palavras-chave
bullying; teoria social; saúde escolar; comportamento; atitudes
Azzi, R. G., & Polydoro, S. A. 2017. Apontamentos preliminares: A autorregulação na Teoria Social Cognitiva. In S. Polydoro (Org.), Promoção da autorregulação da aprendizagem: Contribuições da Teoria Social Cognitiva (pp. 11-18). Letra 1.
Bandura, A., & Azzi, R. G. (2017). Teoria Social Cognitiva: Diversos enfoques. Mercado de Letras.
Carter, N., Bryant-Lukosius, D., DiCenso, A., Blythe, J., & Neville, A. J. (2014). The use of triangulation in qualitative research. Oncology Nursing Forum, 41(5), 545-547. http://doi.org/10.1188/14.ONF.545-547
Clarke, V., Braun, V., & Hayfield, N. (2019). Análise temática. In J. A. Smith (Ed.), Psicologia qualitativa: Um guia prático para métodos de pesquisa (pp. 295-327). Vozes.
Choi, S., & Cho, Y. I. (2013). Influence of psychological and social factors on bystanders’ roles in school bullying among Korean-American students in the United States. School Psychology International, 34(1), 67-81. https://doi.org/10.1177/0143034311430406
Evans, C. B., Smokowski, P. R., Rose, R. A., Mercado, M. C., & Marshall, K. J. (2019). Cumulative bullying experiences, adolescent behavioral and mental health, and academic achievement: An integrative model of perpetration, victimization, and bystander behavior. Journal of Child and Family Studies, 28(9), 2415-2428. https://doi.org/10.1007/s10826-018-1078-4
Evgin, D., & Bayat, M. (2020). The effect of behavioral system model based nursing intervention on adolescent bullying. Florence Nightingale Journal of Nursing, 28(1), 71-82. https://doi.org/10.5152/FNJN.2020.18061
Iaochite, R. T. (2017). Crenças de autoeficácia: Considerações teóricas. In R. T. Iaochite & R. G. Azzi (Eds.), Autoeficácia em contextos de saúde, educação e política (pp. 13-28). Letra 1.
Mello, F. C., Silva, J. L., Oliveira, W. A., Prado, R. R., Malta, D. C., & Silva, M. A. (2017). The practice of bullying among Brazilian schoolchildren and associated factors, National School Health Survey 2015. Ciência & Saúde Coletiva, 22(9), 2939-2948. https://doi.org/10.1590/1413-81232017229.12762017
Obermann, M-L. (2013). Temporal aspects of moral disengagement in school bullying: Crystallization or escalation? Journal of School Violence, 12(2), 193-210. http://doi.org/10.1080/15388220.2013.766133
Oliveira, W. A, Silva, J. L., Fernandez, J. E. R., Santos, M. A., Caravita, S. C., & Silva, M. A. (2020). Family interactions and the involvement of adolescents in bullying situations from a bioecological perspective. Estudos de Psicologia, 37, e180094. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e180094
Pöyhönen, V., Juvonen, J., & Salmivalli, C. (2012). Standing up for the victim, siding with the bully or Standing by? Bystander responses in bullying situations. Social Development, 21(4), 722-741. https://doi.org/10.1111/j.1467-9507.2012.00662.x
Romualdo, C., Oliveira, W. A., Silva, J. L., Jiménez, O. E., & Silva, M. A. (2019). Papeles, características y consecuencias del acoso escolar entre estudiantes observadores: Una revisión integradora de la literatura. Salud & Sociedad, 10(1), 66-78. https://doi.org/10.22199/S07187475.2019.0001.00005
Salmivalli, C. (2014). Participant roles in bullying: How can peer bystanders be utilized in interventions? Theory Into Practice, 53(4), 286-292. https://doi.org/10.1080/00405841.2014.947222
Thompson-Ochoa, D., & Hodgdon, P. (2019). The impact of bullying and victimization among deaf students in residential schools and distressful behaviors of deaf students. International Journal of Psychology and Counselling, 11(5), 39-45. https://doi.org/10.5897/IJPC2019.0566
Zequinão, M. A., Medeiros, P., Pereira, B., & Cardoso, F. L. (2016). Association between spectator and other roles in school bullying. Journal of Human Growth and Development, 26(3), 352-359. https://doi.org/10.7322/jhgd.122819
Texto integral
Total: 0 registo(s)
REF_aug2021_e20144_eng.pdf
REF_aug2021_e20144_port.pdf


[ Detalhes da edição ]