Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Programa de intervenções assistidas por animais para crianças com transtorno do espectro autista
Autores:  Tassiana Potrich; Rosane Gonçalves Nitschke; Maria Isabel Dias Marques; Selma Maria da Fonseca Viegas
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2020-10-06
Aceite para publicação:  2021-07-12
Secção:  ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH ARTICLE (ORIGINAL)
Ano:  2021
DOI:  10.12707/RV20153
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Enquadramento: O transtorno do espectro autista implica adequações no quotidiano de cuidado da criança. Neste cenário, as intervenções assistidas por animais parecem atuar como facilitador na manutenção da qualidade de vida destes indivíduos.
Objetivo: Desenvolver um modelo de programa de intervenções assistidas por animais aplicável às crianças com transtorno do espectro autista (PIAAC-TEA).
Metodologia: Estudo metodológico para a construção de um programa de intervenções assistidas por animais, aplicável às crianças com transtorno do espectro autista, baseado no modelo de intervenções complexas do Medical Research Council que consiste em quatro etapas: identificação da evidência, identificação e desenvolvimento da teoria, processo de modelagem, avaliação da eficácia.
Resultados: O processo de desenvolvimento do PIAAC-TEA resultou, até ao momento, na construção da versão 1 do programa que consta dos seguintes itens: planeamento do programa, planeamento da sessão, implementação, notas de campo e avaliação final.
Conclusão: A versão 1 do PIACC-TEA apresenta formatação alinhada às características do seu público-alvo, ancoradas em dados primários de investigação em campo e bibliográfica atualizada. A sua eficácia e validação será avaliada em etapas posteriores.

Palavras-chave
criança; transtorno do espectro autista; terapia assistida por animais; família
Baio, J., Wiggins, L., & Christensen, D. L., Maenner, M. J., Daniels, J., Warren, Z., Kurzius-Spencer, M., Zahorodny, W., Rosenberg, C. R., White, T., Durkin, M. S., Imm, P., Nikolau, L., Yeargin-Allsopp, M., Lee, L.-C., Harrington, R., Lopez, M., Fitzgerald, R. T., Hewitt, A., ... Dowling, N. F. (2018). Prevalence of autismo spectrum disorder among children aged 8 years-autism and developmental disabilities monitoring network, 11 sites, United States, 2014. MMWR Surveillance Summaires, 67(6), 1–23. https://doi. org/10.15585/mmwr.ss6706a1
Becker, J. L., Rogers, E. C., & Burrows, B. (2017). Animal-assisted social skills training for children with autism spectrum disorders. Anthrozoos, 30(2), 307-326. https://doi.org/10.1080/08927936.2017.1311055
Craig, P., Dieppe, P., Macintyre, S., Mitchie, S., Nazareth, I., & Petticrew, M. (2008). Developing and evaluating complex interventions: The new Medical Research Council guidance. BMJ, 337, 979-983. https://doi.org/10.1136/bmj.a1655
Dotti, J. (2014). Terapia e animais. Livrus. Funahashi, A., & Gruebler, A. (2014). Brief report: The smiles of a child with autism spectrum disorder during an animal-assisted activity may facilitate social positive behaviors—quantitative analysis with smile-detecting interface. Journal of Autism and Development Disorders, 44(3), 685–693. https://doi.org/10.1007/s10803-013-1898-4
Germone, M. M., Gabriels, R. L., Guérin, N. A., Pan, Z., Banks, T., & Haire, M. E. (2019). Animal-assisted activity improves social behaviors in psychiatrically hospitalized youth with autism. Autism, 23(7), 740-1751. https://doi.org/10.1177/1362361319827411
Guérin, N. A., Rodriguez, K. E., Brodhead, M. T., & O’Haire, M. E. (2017). Assessing preferences for animals in children with autism: A new use for video-based preference assessment. Frontiers in veterinary science, 4, 4-29. https://doi.org/10.3389/fvets.2017.00029
Haire, M. E. (2017). Research on animal-assisted intervention and autism spectrum disorder, 2012 – 2015. Applied developmental science, 21(3), 1-17. https://doi.org/10.1080/10888691.2016.1243988
Haire, M. E., Guérin, N. A., Kirkham, A. C., & Daigle, C. L. (2015). Animal-assisted intervention for autism spectrum disorder, HABRI central briefs 1–8. https://www.researchgate.net/publication/279193682_O’Haire_M_E_Guerin_N_A_Kirkham_A_C_Daigle_C_L_2015_Animal-assisted_intervention_for_autism_spectrum_disorder_HABRI_Central_Briefs_11_e1-8
Nitschke, R. G., Tholl, A. D., Potrich, T., Silva, K. M., Michelin, S. R., & Laureano, D. D. (2017). Contributions of Michel Maffesoli’s thinking to research in nursing and health. Texto e Contexto Enfermagem, 26(4). https://doi.org/10.1590/0104-07072017003230017
Organização Pan-Americana da Saúde, Organização Mundial da Saúde. (2017). Transtorno do espectro autista. https://www.paho.org/pt/topicos/transtorno-do-espectro-autista
Pet Partners. (2019). The Pet Partners Story. https://petpartners.org/about-us/petpartners-story
Polit, D. F., & Beck, C. T. (2011). Fundamentos de pesquisa em enfermagem: Avaliação de evidências para a prática da enfermagem (7.o ed). Artmed.
Smith, B., & Dale, A. (2016). Integrating animals into Australian classrooms: Benefits and barriers for children with Autism Spectrum Disorder. Pet Behaviour Science, 1, 13–22. https://doi.org/10.21071 / pbs.v0i1.3994
Tooker, L. (2016). The benefits of having a dog present during immunisations in a special needs school. British Journal of School Nursing, 11(6), 305–307. https://doi.org/10.12968/bjsn.2016.11.6.305
Yap, E., Scheinberg, A., & Williams, K. (2017). Attitudes to and beliefs about animal assisted therapy for children with disabilities. Complementary Therapies in Clinical Practice, 26, 47–52. https://doi.org/10.1016/j.ctcp.2016.11.009
Texto integral
Total: 0 registo(s)
REF_sep2021_e20153_eng.pdf
REF_sep2021_e20153_port.pdf


[ Detalhes da edição ]