Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem
Autores:  Jessica Belen Rojas Espinoza; Lucila Cárdenas Becerril; Beatriz Arana Gómez; Silvana Silveira Kempfer; Maria Eduarda De Carli Rodrigues; Alessandra Antunes Catarina
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2020-10-31
Aceite para publicação:  2021-09-17
Secção:  ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH ARTICLE (ORIGINAL)
Ano:  2021
DOI:  10.12707/RV20174
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Enquadramento: As práticas pedagógicas de enfermeiros constituem um amplo campo de estudo em virtude das novas necessidades de saúde.
Objetivo: Conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes num curso de graduação em enfermagem.
Metodologia: Pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, cujos dados foram colhidos através de entrevistas em profundidade, em 2020. Participaram cinco docentes de enfermagem que exercem funções numa universidade pública do México. Os dados foram organizados e analisados indutivamente com base na proposta operacional de Minayo.
Resultados: Emergiram quatro categorias: Porquê e para o que ensinar; Preparação pedagógica para o ensino; Estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por docentes de enfermagem; Desafios do exercício pedagógico na percepção de docentes de enfermagem.
Conclusão: Os professores relatam que não tiveram formação pedagógica e que, ao iniciarem a docência, procuraram individualmente a preparação necessária para o ensino.

Palavras-chave
enfermagem; docentes de enfermagem; educação em enfermagem
Barriga, D. F. (2021). TIC y competencias docentes del siglo XXI. In R. Carneiro, J. C. Toscano & T. Díaz (Coord.), Los desafíos de las TIC para el cambio educativo. Fundación Santillana.
Berbel, N. A. (2011). As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, 32(1), 25-40. http://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p25
Enderle, C. F., Silveira, R. S., Dalmolin, G. L., Lunardi, V. L., Avila, L. I. & Dominguez, C. C. (2018). Estratégias docentes: Promovendo o desenvolvimento. Revista Brasileira de Enfermagem, 71(Suppl. 4), 1650-1656. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0704
Fernandes, C. N., & Souza, M. C. (2017). Docência no ensino superior em enfermagem e constituição identitária: Ingresso, trajetória e permanência. Revista Gaucha de Enfermagem, 38(1), e64495. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.01.64495
Freire, P. (2016). Pedagogia da autonomia. Paz e Terra.
Freire, P. (2018). Pedagogia do oprimido. Paz e Terra.
Freire, P. (2008). Educação e mudança. Paz e Terra.
Freire, P. (1980). Conscientização: Teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Moraes.
Lazzari, D. D., Gue Martini, J., Lenise do Prado, M., Marli Backes, V., Rodrigues, J., & Testoni, A. K. (2018). Sentimentos associados à docência por professores de enfermagem. Revista Mineira de Enfermagem, 22, e1130. https://doi.org/10.5935/1415-2762.20180059
Lima, V. V. (2017). Espiral construtivista: Uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface: Communication, Health, Education, 21(61), 421–437. https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0316
Mattos, M., & Monteiro, F. M. (2017). Desenvolvimento profissional de docentes da educação superior em enfermagem: Ressignificando experiências. Educação em Revista, 33(0), e162238. https://doi.org/10.1590/0102-4698162238
Mesquita, S. K., Meneses, R. M., & Ramos, D. K. (2016). Metodologias ativas de ensino/aprendizagem: Dificuldades de docentes de um curso de enfermagem. Trabalho, Educação e Saúde, 14(2), 473–486. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sip00114
Minayo, M. C. (2010). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Vozes.
Oliveira, L. B., Díaz, L. J., Carbogim, F., Rodrigues, A. R., & Püschel, V. A. (2016). Effectiveness of teaching strategies on the development of critical thinking in undergraduate nursing students: A meta-analysis. Revista da Escola de Enfermagem, 50(2), 355-364. https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000200023
Souza, D. M., Backes, V. M., Lazzari, D. D., & Martini, J. G. (2018). Pedagogical preparation of nursing professors for professional secondary technical education. Revista brasileira de enfermagem, 71(5), 2432–2439. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0289
Vendruscolo, C., Pozzebon, A., Bender, J., W., Kloh, D., Zocche, D. A., & Zanatta, E. A. (2018). Enfermeiro Professor: Limites e possibilidades da carreira. Revista Brasileira das Ciências da Saúde, 22(2), 95–100. https://doi.org/10.4034/RBCS.2018.22.02.01
Vieira, S. L., Silva, G. T., Silva, M. O., & Amestoy, S. C. (2020). Diálogo e ensino-aprendizagem na formação técnica em saúde. Trabalho, Educação e Saúde, 18(suppl. 1). https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00253
Winters, J. R., Prado, M. L., Waterkemper, R., & Kempfer, S. S. (2017). Formação dialógica e participativa na enfermagem: Contribuição ao desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo e criativo de acadêmicos. Revista Mineira de Enfermagem, 21, e-1067. http://www.dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20170077
Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Bookman.
Zamprogna, K. M., Backes, V. M., Menegaz, J. C., & Francisco, B. S. (2019). Characterization of didactic and pedagogical training in Brazilian stricto sensu postgraduate programs in nursing. Revista da Escola de Enfermagem, 53, e03430. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2017030503430
Texto integral
Total: 0 registo(s)
REF_oct2021_e20174_eng.pdf
REF_oct2021_e20174_esp.pdf


[ Detalhes da edição ]