Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Clima escolar como fator de proteção para o uso de drogas em adolescentes do ensino médio
Autores:  Verónica Guzmán-Ramírez; Nora Angélica Armendáriz-García; Karla Selene López-García; María Magdalena Alonso-Castillo; Linda Azucena Rodríguez-Puente; Brenda Guadalupe Yañez-Castillo
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2021-02-22
Aceite para publicação:  2021-10-25
Secção:  ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH ARTICLE (ORIGINAL)
Ano:  2021
DOI:  10.12707/RV21024
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Enquadramento: O clima escolar é considerado um fator de proteção para o consumo de drogas.
Objetivo: Identificar a associação do clima escolar com o uso de drogas por adolescentes.
Metodologia: Estudo descritivo correlacional preditivo. Amostragem por conglomerados num estágio e amostra de 227 alunos de 15 a 18 anos. Foram aplicados o Cartão de Identificação de Características Pessoais e Consumo de Medicamentos e a Escala de Clima Escolar (MDS3).
Resultados: Identificou-se que quando há perceção positiva de segurança (OR = 0,904; p < 0,01) há menor consumo de álcool na última semana, explicando 8,2% da variância. Por outro lado, um clima escolar positivo não prediz o uso de tabaco, porém, há menor probabilidade de uso de tabaco no último ano quando há uma perceção positiva do ambiente escolar (OR = 0,884; p < 0,05).
Conclusão: A perceção positiva de segurança no clima escolar está associada ao não consumo de álcool na última semana, porém não prediz o uso de tabaco.

Palavras-chave
instituições académicas; consumo de álcool por menores; consumo de tabaco; fatores de proteção
Bradshaw, C. P., Waasdorp, T. E., Debnam, K. J., & Lindstrom, S. (2014). Measuring school climate in high schools: A focus on safety, engagement, and the environment. Journal of School Health, 84, 593-604. https://doi.org/10.1111/josh.12186
Bottiani, J. H., Johnson, S. L., McDaniel, H. L., & Bradshaw, C. P. (2020). Triangulating school climate: Areas of convergence and divergence across multiple levels and perspectives. American Journal of Community Psychology, 65(3-4), 423–436. https://doi.org/10.1002/ajcp.12410
Chacón Cuberos, R., Castro Sanchéz, M., Caracuel Cáliz, R., Padial Ruz, R., Collado Fernández, D., & Zurita Ortega, F. (2016). Perfiles de consumo de alcohol y tabaco en adolescentes andaluces de primer ciclo de educación secundaria. Health & Addictions: Salud y Drogas, 16(2), 93-104. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=839/83946520003
Cornell, D., & Huang, F. (2016). Authoritative school climate and high school student risk behavior: A cross-sectional multi-level analysis of student self-reports. Journal of youth and adolescence, 45(11), 2246–2259. https://doi.org/10.1007/s10964-016-0424-3
Gase, L. N., Gomez, L. M., Kuo, T., Glenn, B. A., Inkelas, M., & Ponce, N. A. (2017). Relationships among student, staff, and administrative measures of School Climate and student health and academic outcomes. The Journal of School Health, 87(5), 319–328. https://doi.org/10.1111/josh.12501
Gaias, L. M., Lindstrom Johnson, S., White, R., Pettigrew, J., & Dumka, L. (2019). Positive school climate as a moderator of violence exposure for Colombian adolescents. American Journal of Community Psychology, 63(1-2), 17–31. https://doi.org/10.1002/ajcp.12300
Gobierno de México, Comisión Nacional Contra las Adicciones. (2017). Encuesta nacional de consumo de drogas, alcohol y tabaco 2016-2017. https://www.gob.mx/salud%7Cconadic/acciones-y--programas/encuesta-nacional-de-consumo-de-drogas-alcohol-y--tabaco-encodat-2016-2017-136758
Lahoz i Ubach, S. (2021). Clima escolar, autoconcepto académico y calidad de vida en alumnos/as de aulas culturalmente diversas. Estudios pedagógicos, 47(1), 7-25. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052021000100007
López-Cisneros, M. A., Alonso-Castillo, M. M., Méndez-Ruíz, M. D., & Armendáriz-García, N. A. (2016). Descripción del consumo de tabaco y alcohol en adolescentes de complementos urbanos del Estado de Nuevo León, México. Salud y drogas, 16(2),127-134. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=839/83946520006
De Higes Martínez, E. V. (2020). Mesa tabaquismo. Revista de Patología Respiratoria, 23(Supl. 2), S235-S236. https://www.revistadepatologiarespiratoria.org/descargas/PR_23-S2_S235-S236.pdf
McLeroy, K. R., Bibeau, D., Steckler, A., & Glanz, K. (1988). Na ecological perspective on health promotion programs. Health Education Quarterly, 15, 351-377. 10.1177 / 109019818801500401
National School Climate Center. (2007). What is school climate? https://schoolclimate.org/
Organización Mundial de la Salud. (2018a). Informe sobre la situación mundial del alcohol y la salud 2018. Resumen. https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/51352/OPSNMH19012_spa.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Organización Mundial de la Salud. (2018b). La OMS presenta un nuevo informe sobre las tendencias mundiales del consumo de tabaco. Ginebra: Comunicado de prensa. Disponible en: https://www.who.int/es/news/item/19-12-2019-who-launches-new-report--on-global-tobacco-use-trends
Orozco Solis, M., Colunga-Rodríguez, C., Vázquez Colunga, J. C., Vázquez-Juárez, C., Ángel-González, M., Johnson, S., & Bradshaw, C. (2016). Characterization of school climate perception in mexican middle school students. Psychology, 7(13), 1562-1574. https://doi.org/10.4236/psych.2016.713151
Ruvalcaba-Romero, N. A., Orozco-Solis, M. G., Gallegos-Guajardo, J., & Nava-Fuerte, J. M. (2018). Relaciones escolares, comunicación con padres y prosocialidad como predictores de emociones positivas. Liberabit, 24(2),183-193. https://dx.doi.org/10.24265/liberabit.2018.v24n2.02
Ryabov, I. (2015). Relation of peer effects and school climate to substance use among Asian American adolescents. Journal of adolescence, 42, 115–127. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2015.04.007
Scoppetta, O., & Ortiz Garzón, E. (2021). Modelos ecológicos del desarrollo aplicados al consumo de drogas ilícitas: Una revisión sistemática. Psicología desde el Caribe, 38(2), 167-188. http://dx.doi.org/10.14482/psdc.38.2.158.1
Shukla, K. D., Waasdorp, T. E., Lindstrom Johnson, S., Orozco Solis, M. G., Nguyen, A. J., Rodríguez, C. C., & Bradshaw, C. P. (2019). Does school climate mean the same thing in the United States as in Mexico? A focus on measurement invariance. Journal of Psychoeducational Assessment, 37(1), 55–68. https://doi.org/10.1177/0734282917731459
Saltos Solís, M. M. (2018). Factores de riesgo del consumo de alcohol y tabaco en adolescentes. RECIMUNDO: Revista Científica de la Investigación y el Conocimiento, 2(2), 118-136. https://doi.org/10.26820/recimundo/2.(2).2018.118-136
Texto integral
Total: 0 registo(s)
REF_dec2021_e21024_eng.pdf
REF_dec2021_e21024_span.pdf


[ Detalhes da edição ]