Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Curso de Licenciatura em Enfermagem: Panorama do ensino de liderança em Portugal
Autores:  Maria Manuela Frederico Ferreira; Alexandre de Assis Bueno; Maria de Lurdes Lomba
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2021-01-04
Aceite para publicação:  2021-10-15
Secção:  ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH ARTICLE (ORIGINAL)
Ano:  2021
DOI:  10.12707/RV20203
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Enquadramento: A liderança eficaz na prática de enfermagem relaciona-se com a preparação dos estudantes durante a formação académica.
Objetivo: Identificar conteúdos sobre liderança nos programas do Curso de Licenciatura em Enfermagem em Portugal.
Metodologia: Consulta online dos programas das unidades curriculares de 17 cursos com conteúdos acessíveis, de 39 instituições de ensino superior que lecionam enfermagem, em setembro-dezembro de 2018. Dados organizados com o software Excel para caracterização das unidades curriculares e análise de conteúdo com software IRAMUTEQ 0.6 alpha 3.
Resultados: Identificados conteúdos sobre liderança em unidades curriculares que apresentavam os termos “gestão” e/ou “administração”, associados com “enfermagem” e/ou “saúde”, e outros termos associados, salientando-se “organização dos cuidados de saúde”.
Conclusão: O ensino da liderança está presente como conteúdo programático em todos os currículos, embora não seja lecionada como disciplina própria em nenhum dos Cursos de Licenciatura. Reconhece-se ser fundamental o ensino da liderança para o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes. Não foram encontradas nas unidades curriculares dos cursos ligações do ensino da liderança à prática clínica.

Palavras-chave
enfermagem; estudantes de enfermagem; educação superior; liderança; educação baseada em competências
Abelha, D. M., Carneiro, P. C., & Cavazotte, F. S. (2018). Transformational leadership and job satisfaction: Assessing the influence of organizational contextual factors and individual characteristics. Review of Business Management, 20(4), 516–532. https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.3949
Duygulu, S., & Kublay, G. (2011). Transformational leadership training programme for charge nurses. Journal of Advanced Nursing, 67(3), 633–642. https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2010.05507.x
Dyess, S., & Sherman, R. (2011). Developing the leadership skills of new graduates to influence practice environments. Nursing Administration Quarterly, 35(4), 313–322. https://doi.org/10.1097/NAQ.0b013e31822ed1d9
Ebrahim, S. (2018). Multi-professional approved clinicians’ contribution to clinical leadership. The Journal of Mental Health Training, Education and Practice, 13(2), 65–76. https://doi.org/10.1108/JMHTEP-03-2017-0019
Fischer, S. A. (2016). Transformational leadership in nursing: A concept analysis. Journal of Advanced Nursing, 72(11), 2644–2653. https://doi.org/10.1111/jan.13049
Laut, R., Wiknik, A., LaCroix, K. M., Bunting, D., & Pettorini--D’Amico, S. (2018). Leading the nurse within: Developing confident leadership skills for new graduates. The Journal of Continuing Education in Nursing, 49(8), 356–359. https://doi.org/10.3928/00220124-20180718-06
ICN (2019) Plano Estratégico (2019-2023). https://www.icn.ch/sites/default/files/inline-files/ICN_RA%202019_V04_0.pdf
Maughan, E. D., Bobo, N., Butler, S., & Schantz, S. (2016). Framework for 21st Century School Nursing Practice. NASN School Nurse, 31(1), 45–53. https://doi.org/10.1177/1942602X15618644
Ordem dos Enfermeiros. (2015). Regulamento do perfil de competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais.
Park, Y. B., & Kim, M. S. (2017). The Influence of leadership life skills and achievement motivation on self-leadership in nursing students. Journal of Korean Academy of Nursing Administration, 23(5), 494. https://doi.org/10.11111/jkana.2017.23.5.494
Parmenter, N. L. (2013). Teaching senior nursing students leadership core competencies. Walden University.
Patterson, B. J., & Krouse, A. M. (2015). Competencies for leaders in nursing education. Nursing Education Perspectives, 36(2), 76–82. https://doi.org/10.5480/13-1300
Peres, A. M., Rocha, J. R., Caveião, C., Hipolito, A. C., & Mantovani, M. D. (2018). Estratégias de ensino na graduação em enfermagem: Estudo descritivo. Cogitare Enfermagem, 23(4). https://doi.org/10.5380/ce.v23i4.55543
Scammell, J. M., Apostolo, J. L., Bianchi, M., Costa, R. D., Jack, K., Luiking, M.-L., & Nilsson, S., (2020). Learning to lead: A scoping review of undergraduate nurse education. Journal of Nursing Management, 28, 756–765. https://doi.org/10.1111/jonm.12951
Smith, T., Fowler-Davis, S., Nancarrow, S., Ariss, S. M., & Enderby, P. (2018). Leadership in interprofessional health and social care teams: A literature review. Leadership in Health Services, 31(4), 452–467. https://doi.org/10.1108/LHS-06-2016-0026
Thompson, J. D., Zald, M. N., & Scott, W. R. (2017). Organizations in action Social science bases of administrative theory (1st ed.). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315125930
Waite, R., & Brooks, S. (2014). Cultivating social justice learning & leadership skills: A timely endeavor for undergraduate student nurses. Nurse Education Today, 34(6), 890–893. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2014.02.009
Texto integral
Total: 0 registo(s)
REF_dec2021_e20203_eng.pdf
REF_dec2021_e20203_port.pdf


[ Detalhes da edição ]