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Título:  Aprendizagem do cuidar a família na comunidade: Usabilidade do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar
Autores:  Maria Henriqueta de Jesus Silva Figueiredo; Ana Cristina de Spínola Costa Maymone Madeira; Alcinda Maria Sarmento do Sacramento Costa dos Reis; Maria Irene Mendes Pedro Santos; Maria da Conceição Santiago; Maria Manuela Henriques Pereira Ferreira; Hélia Maria do Patrocínio da Silva Dias
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2021-05-13
Aceite para publicação:  2022-01-26
Secção:  ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH ARTICLE (ORIGINAL)
Ano:  2022
DOI:  10.12707/RV21073
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Resumo
Enquadramento: O Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar é mobilizado no processo de ensino aprendizagem dos estudantes da licenciatura em enfermagem, como orientador no processo de cuidados às famílias na comunidade.

Objetivo: Analisar as dimensões valorizadas pelos estudantes do curso de licenciatura em enfermagem, no desenvolvimento de competências na avaliação e intervenção familiar.

Metodologia: Estudo exploratório-descritivo com 350 estudantes da licenciatura em Enfermagem. Uso de formulário para identificar aspetos valorizados na utilização do modelo referencial teórico e operativo em ensino clínico. Análise de conteúdo com categorização a priori e a posteriori. Cumpridos os pressupostos éticos.

Resultados: Identificam-se cinco dimensões: Clareza (mais valorizada); Simplicidade; Generalidade; Consequências deriváveis (frequência de nomeação intermédia) e Precisão empírica (menos valorizada). Emerge interligação entre etapas do processo de cuidados e modelo como instrumento de mudança e referencial na tomada de decisão no contexto clínico.

Conclusão: As dimensões confirmam a importância atribuída pelos estudantes à estrutura e sentido na aprendizagem dos cuidados à família sendo preditivas da aprendizagem integrada, entre teoria e prática em enfermagem.


Palavras-chave
modelo de enfermagem; estudantes de enfermagem; aprendizagem; competências clínicas
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