Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.
Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.
|
Resumo
Enquadramento: A motivação para a prática de atividade física condiciona a adesão à atividade a realizar e o envolvimento a longo prazo. Objetivos: Analisar a motivação dos estudantes de enfermagem para a prática de atividade física. Identificar as variáveis sociodemográficas e académicas que interferem na prática de atividade física. Metodologia: Estudo descritivo, analítico, com 372 estudantes de enfermagem. Aplicou-se um questionário de caracterização sociodemográfica, o Questionário de Motivação para o Exercício e o Questionário Internacional de Avaliação da Atividade Física. Resultados: Motivos relacionados com a condição física, de saúde e relacionados com o corpo foram os mais indicados pelos estudantes para a prática de atividade física. Os estudantes do sexo masculino (OM = 227,67) e dos 2º e 3º anos apresentam maior índice de atividade física. Quanto mais idade, menor a atividade física. Conclusão: Motivos psicológicos estabelecem relação direta e os motivos de saúde relação inversa com a prática de atividade física, sugerindo que maior motivação psicológica e melhores níveis de saúde conduzem a uma maior prática de atividade física. Palavras-chave motivação; atividade física; enfermagem; estilos de vida; promoção da saúde
Alves, J., & Lourenço, A. (2003). Tradução e adaptação do questionário de motivação para o exercício. Desporto, Investigacao e Ciência, 2, 3-23. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000073&pid=S1980-6574201200040000500001&lng=pt
Calazans, R., Cabral, G., & Neto, D. M. (2020). Atividade física e saúde. Desafios: Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(3), 1-2. https://doi.org/10.20873/uftv7-9548 Caspersen, C. J., Powell, K. E., & Christenson, G. M. (1985). Physical activity, exercise, and physical fitness: Definitions and distinctions for health-related research. Public Health Reports, 100(2), 126–131. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1424733/ Çiçek, G. (2018). Quality of life and physical activity among university students. Universal Journal of Educational Research, 6(6), 1141-1148. https://doi.org/10.13189/ujer.2018.060602 Cilar, L., Preložnik, N., Štiglic, G., Vrbnjak, D., & Pajnkihar, M. (2017). Physical activity among nursing students. Pielęgniarstwo XXI Wieku, 16(1), 30-35. https://doi.org/10.1515/pielxxiw-2017-0005 Craig, C. L., Marshall, A. L., Sjöström, M., Bauman, A. E., Booth, M. L., Ainsworth, B. E., Pratt, M., Ekelund, U., Yngve, A., Sallis, J. F., & Oja, P. (2003). International physical activity questionnaire: 12-country reliability and validity. Medicine and science in sports exercise, 35(8), 1381-1395. https://doi.org/10.1249/01.MSS.0000078924.61453.FB Lemos, F. M., Corte-Real, N., Dias, C., & Fonseca, A. M. (2021). Motivações na prática de exercício físico e os estágios de mudança dos estudantes no ensino superior. Revista Brasileira De Educacao Fisica E Esporte, 35(1), 55-65. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i1p55-65 Lipošek, S., Planinšec, J., Leskošek, B., & Pajtler, A. (2018). Physical activity of university students and its relation to physical fitness and academic success. Annales Kinesiologiae, 9(2), 89-104. https://doi.org/10.35469/ak.2018.171 Lopes, C., Torres, D., Oliveira, A., Severo, M., Alarcão, V., Guiomar, S., Mota, J., Teixeira, P., Ramos, E., Rodrigues, S., Vilela, S. Oliveira, L., Nicola, P., Soares, S., Andersen, L. F., & Consórcio IAN-AF. (2017). Inquerito alimentar nacional e de atividade fisica, IAN-AF 2015-2016. Universidade do Porto. Markland, D., & Ingledew, D. K. (1997). The measurement of exercise motives: Factorial validity and invariance across gender of a revised exercise motivations inventory. British Journal of Health Psychology, 2, 361-376. http://dx.doi.org/10.1111/j.2044-8287.1997.tb00549.x Martins, C., Moreira, T., Duarte, J., Campos, S., Martins, R., & Vieira, M. (2018). Motivation for female futsal practice, The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences, 42, 80-91. http://dx.doi.org/10.15405/epsbs.2018.06.02.9 Miyawaki, C., Ohara, K., Mase, T., Kouda, K., Fujitani, T., Momoi, K., Kaneda, H., Murayama, R., Okita, Y., & Nakamura, H. (2019). The purpose and the motivation for future practice of physical activity and related factors in Japanese university students. Journal of Human Sport and Exercise, 14(1), 61-74. https://doi.org/10.14198/jhse.2019.141.05 Piggin, J. (2019). The politics of physical activity. Routledge. Piggin J. (2020). What Is physical activity? A holistic definition for teachers, researchers and policy makers. Frontiers in sports and active living, 2, 72. https://doi.org/10.3389/fspor.2020.00072 Pulido-Criollo, F., Cueto-Escobedo, J., & Guillén- Ruiz, G. (2018). Stress in nursing university students and mental health. Health and Academic Achievement. https://doi.org/10.5772/intechopen.72993 Santos, G. C., Campos, W. de, Faria, W. F., Silva, J. M. da, Bozza, R., Mascarenhas, L. P., Ulbrich, A. Z., & Stabelini Neto, A. (2020). O tempo sentado está associado aos fatores de risco cardiometabólicos em adolescentes? Revista Brasileira de Atividade Fisica & Saude, 25, 1-7. https://doi.org/10.12820/rbafs.25e0132 Tavolacci, M. P., Delay, J., Grigioni, S., Déchelotte, P., & Ladner, J. (2018). Changes and specificities in health behaviors among healthcare students over an 8-year period. PLOS ONE, 22, 1-18. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0194188 Thivel, D., Tremblay, A., Genin, P. M., Panahi, S., Rivière, D., & Duclos, M. (2018). Physical activity, inactivity, and sedentary behaviors: Definitions and implications in occupational health. Frontiers in Public Health, 6, 288. https://doi.org/10.3389/fpubh.2018.00288 Tobar, M., Janneth, J., Tobar, V., Amalia, R., Galvis, R., & Alirio, E. (2018). Physical activity and its relationship with the academic responsibilities of university students. Hacia la Promocion de la Salud, 24(1), [112]-[120]. http://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-968769 World Health Organization. (2020). Physical activity. https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/physical-activity
|