Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.
Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.
|
Resumo
Enquadramento: A pandemia mudou significativamente as rotinas sociais e académicas dos estudantes do ensino superior. Objetivo: Identificar os níveis de saúde mental de estudantes do ensino superior e fatores associados. Metodologia: Estudo transversal com amostra de conveniência de 567 estudantes (idade média 23,92, ± 8,36; 63,8% feminino), que responderam a um questionário online no início do segundo confinamento, que incluiu o General Health Questionnaire (GHQ-28), aspetos sociodemográficos, académicos e as principais mudanças ocorridas durante a pandemia. Resultados: A pontuação média do GHQ foi 29,18 (± 12,99) e as menores e as maiores pontuações médias foram obtidas nas subescalas depressão grave (3,55 ± 4,46) e disfunção social (11,44 ± 3,81), respetivamente. 60,5% registou risco para problemas mentais. Os participantes que identificam alterações laborais têm melhor saúde mental. Quem identifica alterações nas rotinas familiares tem maior sintomatologia depressiva e quem identifica alterações nas relações familiares maior sintomatologia ansiógena e insónia. Conclusão: Urge considerar a saúde mental dos estudantes, promovendo estratégias para minimizar o impacto da pandemia, nomeadamente na disfunção social. Palavras-chave saúde mental; COVID-19; ensino superior; estudantes
American College Health & Association National college health assessment III. (2020). Undergraduate student reference groupexecutive summary: Executive summary: Spring 2020. https://www.acha.org/documents/ncha/NCHA-III_SPRING-2020_UNDERGRADUATE_REFERENCE_GROUP_EXECUTIVE_SUMMARY-updated.pdf
Cao, W., Fang, Z., Hou, G., Han, M., Xu, X., Dong, J., & Zheng, J. (2020). The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Psychiatry Research, 287, 112984. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112934 European Agency for Safety and Health at Work. (2021). Telework and health risks in the context of the COVID-19 pandemic: Evidence from the field and policy implications. https://osha.europa.eu/en/publications/telework-and-health-risks-context-covid-19-pandemic-evidence-field-and-policy-implications Farnell, T., MatijeviĆ, A., & Schmidt, N. (2021). The impact of COVID-19 on higher education: A review of merging evidence. https://doi.org/10.2766/069216 Goldberg, D. P., & Hillier, V. F. (1979). A scaled version of the General Health Questionnaire. Psychological Medicine, 9(1), 139–145. https://doi.org/10.1017/s0033291700021644 Hashemian, A., Direkvand-Moghadam, A., & Direkvand-Moghadam, A. (2015). Predictive factors for general health status in Iranian university students an univariate and multivariate logistic regression analysis. International Electronic Journal of Medicine, 4, 6–10. Instituto Nacional de Saude Doutor Ricardo Jorge. (2020). Saúde mental em tempos de pandemia COVID-1: Dashboard. https://sm-covid19.pt/dashboard/ Kitzrow, M. (2003). The mental health needs of today’s college students: Challenges and recommendations. NASPA Journal, 41(1), 165-179. http://ccvillage.buffalo.edu/wp-content/uploads/sites/74/2017/06/NASPA-Mental-Health-Needs-of-College-Students.pdf Lee, J., Jeong, H., & Kim, S. (2021). Stress, anxiety, and depression among undergraduate students during the COVID-19 pandemic and their use of mental health services. Innovative Higher Education, 46, 519-538. https://doi.org/10.1007/s10755-021-09552-y Li, L., & Wang, S. (2020). Prevalence and predictors of general psychiatric disorders and loneliness T during COVID-19 in the United Kingdom. Psychiatry Research, 291, 113267. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.113267 Maia, B., & Dias, P. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: O impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, 37, e200067. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067 Nogueira, M., & Sequeira, C. (2020). Preditores de bem-estar psicológico em estudantes do ensino superior. Revista ROL de Enfermaria, 43(1), 356-363. Nogueira, M., & Sequeira, C. (2017). A saude mental em estudantes do ensino superior: Relacao com o genero, nivel socioeconomico e os comportamentos de saude. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, 5(Spe.) 51-56. http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0167 Pais-Ribeiro, J., Neto, C., Silva, M., Abrantes, C., Coelho, M., Nunes, J., & Coelho, V. (2015). Ulterior validaçao do questionário de saúde geral de Goldberg de 28 itens. Psicologia, Saúde & Doenças, 16(3), 278-285. http://dx.doi.org/10.15309/15psd160301 Pires, M., Fonseca, C., Joao, R., & Santos, M. (2021). COVID-19, confinamento e teletrabalho: Estudo qualitativo do impacto e adaptacao psicologica em dois estados de emergencia. Investigação Qualitativa em Saúde: Avanços e Desafios, 8, 26-34. https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.26-34 Romeo, A., Benfante, A., Castelli, L., & Di Tella, M. (2021). Psychological distress among Italian University students compared to general workers during the COVID-19 pandemic. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(5), 2503. https://doi.org/10.3390/ijerph18052503 Ware, J., Manning, W., Wells, K., Duan, N., & Newhouse, J. (1984). Health status and the use of outpatient mental health services. American Psychologist, 39(10), 1090–1100. https://doi.org/10.1037//0003-066x.39.10.1090 World Health Organization. (2003). Investing in mental health. https://apps.who.int/iris/handle/10665/42823 World Health Organization. (2012). Risks to mental health: An overview of vulnerabilities and risk factors: Background paper by WHO Secretariat for the development of a comprehensive mental health action. https://www.who.int/mental_health/mhgap/risks_to_mental_health_EN_27_08_12.pdf YoungMinds. (2020). Coronavirus: Impact on young people with mental health needs. https://www.youngminds.org.uk/about-us/reports-and-impact/coronavirus-impact-on-young-people-withmental-health-needs/
|