Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Saúde mental em estudantes do ensino superior politécnico na pandemia COVID-19
Autores:  Lia Araújo; Susana Fonseca; Maria João Amante; Paula Xavier; Carla Silva; Leandra Cordeiro; Cátia Magalhães
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2021-09-09
Aceite para publicação:  2022-03-21
Secção:  ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH ARTICLE (ORIGINAL)
Ano:  2022
DOI:  10.12707/RV21109
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Enquadramento: A pandemia mudou significativamente as rotinas sociais e académicas dos estudantes do ensino superior.

Objetivo: Identificar os níveis de saúde mental de estudantes do ensino superior e fatores associados.

Metodologia: Estudo transversal com amostra de conveniência de 567 estudantes (idade média 23,92, ± 8,36; 63,8% feminino), que responderam a um questionário online no início do segundo confinamento, que incluiu o General Health Questionnaire (GHQ-28), aspetos sociodemográficos, académicos e as principais mudanças ocorridas durante a pandemia.

Resultados: A pontuação média do GHQ foi 29,18 (± 12,99) e as menores e as maiores pontuações médias foram obtidas nas subescalas depressão grave (3,55 ± 4,46) e disfunção social (11,44 ± 3,81), respetivamente. 60,5% registou risco para problemas mentais. Os participantes que identificam alterações laborais têm melhor saúde mental. Quem identifica alterações nas rotinas familiares tem maior sintomatologia depressiva e quem identifica alterações nas relações familiares maior sintomatologia ansiógena e insónia.

Conclusão: Urge considerar a saúde mental dos estudantes, promovendo estratégias para minimizar o impacto da pandemia, nomeadamente na disfunção social.

Palavras-chave
saúde mental; COVID-19; ensino superior; estudantes
American College Health & Association National college health assessment III. (2020). Undergraduate student reference groupexecutive summary: Executive summary: Spring 2020. https://www.acha.org/documents/ncha/NCHA-III_SPRING-2020_UNDERGRADUATE_REFERENCE_GROUP_EXECUTIVE_SUMMARY-updated.pdf

Cao, W., Fang, Z., Hou, G., Han, M., Xu, X., Dong, J., & Zheng, J. (2020). The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Psychiatry Research, 287, 112984. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112934

European Agency for Safety and Health at Work. (2021). Telework and health risks in the context of the COVID-19 pandemic: Evidence from the field and policy implications. https://osha.europa.eu/en/publications/telework-and-health-risks-context-covid-19-pandemic-evidence-field-and-policy-implications

Farnell, T., MatijeviĆ, A., & Schmidt, N. (2021). The impact of COVID-19 on higher education: A review of merging evidence. https://doi.org/10.2766/069216

Goldberg, D. P., & Hillier, V. F. (1979). A scaled version of the General Health Questionnaire. Psychological Medicine, 9(1), 139–145. https://doi.org/10.1017/s0033291700021644

Hashemian, A., Direkvand-Moghadam, A., & Direkvand-Moghadam, A. (2015). Predictive factors for general health status in Iranian university students an univariate and multivariate logistic regression analysis. International Electronic Journal of Medicine, 4, 6–10.

Instituto Nacional de Saude Doutor Ricardo Jorge. (2020). Saúde mental em tempos de pandemia COVID-1: Dashboard. https://sm-covid19.pt/dashboard/

Kitzrow, M. (2003). The mental health needs of today’s college students: Challenges and recommendations. NASPA Journal, 41(1), 165-179. http://ccvillage.buffalo.edu/wp-content/uploads/sites/74/2017/06/NASPA-Mental-Health-Needs-of-College-Students.pdf

Lee, J., Jeong, H., & Kim, S. (2021). Stress, anxiety, and depression among undergraduate students during the COVID-19 pandemic and their use of mental health services. Innovative Higher Education, 46, 519-538. https://doi.org/10.1007/s10755-021-09552-y

Li, L., & Wang, S. (2020). Prevalence and predictors of general psychiatric disorders and loneliness T during COVID-19 in the United Kingdom. Psychiatry Research, 291, 113267. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.113267

Maia, B., & Dias, P. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: O impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, 37, e200067. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067

Nogueira, M., & Sequeira, C. (2020). Preditores de bem-estar psicológico em estudantes do ensino superior. Revista ROL de Enfermaria, 43(1), 356-363.

Nogueira, M., & Sequeira, C. (2017). A saude mental em estudantes do ensino superior: Relacao com o genero, nivel socioeconomico e os comportamentos de saude. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, 5(Spe.) 51-56. http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0167

Pais-Ribeiro, J., Neto, C., Silva, M., Abrantes, C., Coelho, M., Nunes, J., & Coelho, V. (2015). Ulterior validaçao do questionário de saúde geral de Goldberg de 28 itens. Psicologia, Saúde & Doenças, 16(3), 278-285. http://dx.doi.org/10.15309/15psd160301

Pires, M., Fonseca, C., Joao, R., & Santos, M. (2021). COVID-19, confinamento e teletrabalho: Estudo qualitativo do impacto e adaptacao psicologica em dois estados de emergencia. Investigação Qualitativa em Saúde: Avanços e Desafios, 8, 26-34. https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.26-34

Romeo, A., Benfante, A., Castelli, L., & Di Tella, M. (2021). Psychological distress among Italian University students compared to general workers during the COVID-19 pandemic. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(5), 2503. https://doi.org/10.3390/ijerph18052503

Ware, J., Manning, W., Wells, K., Duan, N., & Newhouse, J. (1984). Health status and the use of outpatient mental health services. American Psychologist, 39(10), 1090–1100. https://doi.org/10.1037//0003-066x.39.10.1090

World Health Organization. (2003). Investing in mental health. https://apps.who.int/iris/handle/10665/42823

World Health Organization. (2012). Risks to mental health: An overview of vulnerabilities and risk factors: Background paper by WHO Secretariat for the development of a comprehensive mental health action. https://www.who.int/mental_health/mhgap/risks_to_mental_health_EN_27_08_12.pdf

YoungMinds. (2020). Coronavirus: Impact on young people with mental health needs. https://www.youngminds.org.uk/about-us/reports-and-impact/coronavirus-impact-on-young-people-withmental-health-needs/
Texto integral
Total: 0 registo(s)
REF_apr2022_e21109_eng.pdf
REF_apr2022_e21109_port.pdf


[ Detalhes da edição ]