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Título:  Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review
Autores:  Margarida Moreira da Silva; Maria Henriqueta Figueiredo; Verónica Coutinho; Adriana Raquel Neves Coelho
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2021-08-05
Aceite para publicação:  2022-07-18
Secção:  ARTIGO DE REVISÃO / REVIEW ARTICLE
Ano:  2022
DOI:  10.12707/RV21107
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Resumo
Contexto: As metodologias pedagógicas adotadas são um fator importante na aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem. Não obstante, as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar encontram-se dispersas na literatura.

Objetivo: Mapear as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de
saúde familiar.

Método de revisão sistemática: Scoping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados.

Apresentação e interpretação dos resultados: Dois estudos foram incluídos na revisão. Foram utilizadas como metodologias pedagógicas o debriefing estruturado e a narração dialógica. Ambos os estudos foram implementados em estudantes da graduação de enfermagem. Um dos estudos foi realizado unicamente em contexto de laboratório e outro, adicionalmente, em contexto real.

Conclusão: As metodologias pedagógicas e os contextos de implementação diferem entre os estudos. Mais estudos devem ser realizados no âmbito das metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar.


Palavras-chave
enfermagem familiar; enfermagem; estudantes de enfermagem; revisão
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