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Título:  Relação da ação e raciocínio pedagógicos com trajetória de docentes de programas de pós graduação em enfermagem
Autores:  Stelacelly Coelho Toscano Silveira; Jouhanna do Carmo Menegaz; Vânia Marli Schubert Backes; Aline Macedo de Queiroz; Gilberto Tadeu Reis da Silva
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2021-10-26
Aceite para publicação:  2022-09-22
Secção:  ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH ARTICLE (ORIGINAL)
Ano:  2022
DOI:  10.12707/RV21139
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Resumo
Enquadramento: A ação e raciocínio pedagógico são sustentadas por fontes e conhecimentos base para o ensino, que subsidiam as fases do Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógicos.

Objetivo: Analisar as relações entre a trajetória de acesso às fontes de conhecimento base e as fases da ação e raciocínio pedagógicos de professores permanentes de programas de pós-graduação em enfermagem, bem como as suas implicações para a formação didático-pedagógica.

Metodologia: Métodos mistos, 28 docentes permanentes de dois programas de pós-graduação stricto sensu (PPGENF) da Região Norte do Brasil. A colheita dos dados ocorreu em três etapas, fontes documentais (Plataforma Sucupira e Lattes) e (1) entrevista. Análise qualitativa - método de comparações constantes, e quantitativa (estatística descritiva, à luz de conceitos de Shulman).

Resultados: Acesso às fontes de conhecimento na trajetória, a sabedoria adquirida durante a prática docente e experiência como estudante, melhora o raciocínio pedagógico dos professores nas fases de compreensão, transformação e ensino.

Conclusão: O raciocínio pedagógico dos professores sugere fragilidades no estímulo à formação didático-pedagógica curricular em ambos os PPPGENF.


Palavras-chave
docentes; educação de pós-graduação em enfermagem; educação em enfermagem; currículo; instituições de ensino superior
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