Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.
Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.
|
Resumo
Na concepção deste estudo partiu-se do postulado de que uma disciplina de Ética no Curso de Enfermagem é fundamental, não só para desenvolver nos alunos a capacidade de atribuir valor mas, também, para os confrontar durante o curso com os problemas éticos e os dilemas morais que os enfermeiros enfrentam no dia a dia da sua prática profissional. Nesse sentido realizou-se uma pesquisa do tipo exploratório descritivo, tendo como principal objectivo conhecer a opinião dos docentes e dos alunos quanto ao desenvolvimento de valores durante o curso, bem como à introdução de uma disciplina de ética. Utilizou-se uma metodologia naturalista, centrada na análise do conteúdo inferencial das entrevistas realizadas a dezoito docentes que leccionam no Curso Superior de Enfermagem. O estudo foi complementado com a aplicação de um questionário a quarenta e nove alunos finalistas do referido curso. Partindo dos dados obtidos salientam-se as ideias seguintes: - Docentes e alunos atribuem valor ao desenvolvimento de valores pessoais e profissionais durante o curso; - Docentes e alunos apresentam uma atitude positiva face à introdução de uma disciplina de ética no curso. Palavras-chave
Página 1 de 1
|