Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Educação para os Valores: Contributos para o Estudo da Necessidade de uma Disciplina de Ética no Curso Superior de Enfermagem
Autores:  Carminda Rodrigues Ferreira do Espírito Santo - Professora Coordenadora da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca
Orientadores: 
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Na concepção deste estudo partiu-se do postulado de que uma disciplina de Ética no Curso de Enfermagem é fundamental, não só para desenvolver nos alunos a capacidade de atribuir valor mas, também, para os confrontar durante o curso com os problemas éticos e os dilemas morais que os enfermeiros enfrentam no dia a dia da sua prática profissional.
Nesse sentido realizou-se uma pesquisa do tipo exploratório descritivo, tendo como principal objectivo conhecer a opinião dos docentes e dos alunos quanto ao desenvolvimento de valores durante o curso, bem como à introdução de uma disciplina de ética.
Utilizou-se uma metodologia naturalista, centrada na análise do conteúdo inferencial das entrevistas realizadas a dezoito docentes que leccionam no Curso Superior de Enfermagem. O estudo foi complementado com a aplicação de um questionário a quarenta e nove alunos finalistas do referido curso.
Partindo dos dados obtidos salientam-se as ideias seguintes:
- Docentes e alunos atribuem valor ao desenvolvimento de valores pessoais e profissionais durante o curso;
- Docentes e alunos apresentam uma atitude positiva face à introdução de uma disciplina de ética no curso.

Palavras-chave
Texto integral
Total: 1 registo(s)
ref_1-57a63.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]