Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.
Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.
|
Resumo
Enquadramento: A simulação de alta-fidelidade enquanto estratégia de ensino permite que o estudante se sinta mais motivado, autoconfiante, interessado e envolvido na sua aprendizagem, preparando-o para o contexto real. Objetivos: Validar instrumento de avaliação dos ganhos percebidos pelos estudantes de enfermagem com práticas simuladas de alta-fidelidade. Metodologia: Estudo de investigação metodológica. Aplicada escala de 26 itens a uma amostra de conveniência de 458 estudantes de enfermagem, após práticas simuladas. Realizado estudo da validade de constructo pela análise fatorial com rotação ortogonal varimax e validação com recurso à randomização de amostras e a estimativa da consistência interna. Resultados: A escala apresenta elevada correlação de praticamente todos os itens com o total da escala, com um Alpha de 0,951. A análise da fidelidade dos 5 fatores apresenta uma consistência interna entre 0,699 e 0,930. Conclusão: A escala cumpre os requisitos de validade, revelando elevado potencial para utilização em investigação. Palavras-chave estudantes de enfermagem; simulação; educação em enfermagem
Baptista, R. C., Martins, J. C., Pereira, M. F., & Mazzo, A. (2014). High-fidelity simulation in the nursing degree: Gains perceived by students. Revista de Enfermagem Referência, 7(1), 131-140.
Barroso, I., Vilela, I., Rainho, C., Correia, T., & Antunes, C. (2008). Adaptação para a língua portuguesa do questionário KEZKAK: Instrumento de medida dos fatores de stresse dos estudantes de enfermagem no ensino clínico. Revista de Investigação em Enfermagem, 17(1), 34-40. Beavers, A. S., Lounsbury, J. W., Richards, J. K., Huck, S. W., Skolits, G. J., & Esquivel, S. L. (2013). Practical considerations for using exploratory factor analysis in educational research. Practical assessment, research & evaluation. Retrieved from http://pareonline.net/getvn.asp?v=18&n=6 Butler, K. W., Veltre, D. E., & Brady, D. S. (2009). Implementation of active learning pedagogy comparing low-fidelity simulation versus high-fidelity simulation in pediatric nursing education. Clinical Simulation in Nursing, 5(4), e129-e136. doi: 10.1016/j.ecns.2009.03.118 Fabrigar, L. R., Macdonald, T., & Wegener, D. T. (2005). The structure of attitudes. In Albarracin, D., Johnson, B., & Zanna, M., (Orgs.), The handbook of attitudes and attitude change (pp.79-124). Mahwah, NJ: Erlbaum. Field, A. (2009). Discovering statistics using SPSS (3ª ed.). Londron, England: Sage. Flo, J., Flaathen, E. K., & Fagerström, L. (2013). Simulation as a learning method in nursing education: A case study of students’ learning experiences during use of computer-driven patient simulators in preclinical studies. Journal of Nursing Education and Practice, 3(8), 138-48. Retrieved from http://www.sciedu.ca/journal/index.php/jnep/article/view/1841/1333 Gelbcke, F. L., Souza, L. A., Sasso, G. M., Nascimento, E., & Bulb, M. B. (2009). Liderança em ambientes de cuidados críticos: Reflexões e desafios à Enfermagem Brasileira. Revista Brasileira de Enfermagem, 62(1), 136-139. Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., & Anderson, R. E. (2010). Multivariate data analysis. Retrieved from http://210.212.115.113:81/Amarnath%20Bose/Lib/Multivariate%20Analysis/HairBlackBabinAnderson_758.pdf Holli, S. (2015). Recent graduates’ perspective on the efficacy of nursing simulation laboratory experiences (Doctoral dissertation, Walden University). Retrieved from http://scholarworks.waldenu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1554&context=dissertations Kameg, K., Howard, V. M., Clochesy, J. M. Mitchell, A. M. & Suresky, J. M. (2010). The impact of high-fidelity human simulation on self-efficacy of communication skills. Issues In Mental Health Nursing, 31(5), 315-323. Karagozoqu, S. (2009). Nursing students’ level of autonomy: A study from Turkey. Nurse Education Today, 29(2), 176-87. Kelly, S. (2014). Evaluation methods used in simulation: A survey of faculty and student perceptions in an undergraduate nursing program (Doctoral dissertation, University of Pittsburgh). Retrieved from http://d-scholarship.pitt.edu/23513/1/ETD_Kelly_Susan_12-10-14_Revisions.pdf Martins, J. C., Mazzo, A., Baptista, R. C., Coutinho, V. R., Godoy, S., Mendes, I. A., & Trevizan, M. A. (2012). The simulated clinical experience in nursing education: A historical approach. Acta Paulista de Enfermagem, 25(4), 619-625. Montenery, S. M., Walker, M., Sorensen, E., Thompson, R., Kirklin, D., White, R., & Ross, C. (2013). Millennial generation student nurses’ perceptions of the impact of multiple technologies on learning. Nursing Education Perspectives, 34(6), 405-409. doi: 10.5480/10-451 Pallant, J. (2011). SPSS survival manual: A step by step guide to data analysis using SPSS (4th ed.). Crows Nest, Australia: Allen & Unwin. Sanford, P. G. (2010). Simulation in nursing education: A review of the research. The Qualitative Report, 15(4), 1006-1011. Retrieved from http://www.nova.edu/ssss/QR/QR15-4/sanford.pdf Schwab, A. J. (2007). Data analysis and computers II. Retrieved from http://www.utexas.edu/courses/schwab/sw388r7_spring_ 2007/SW388R7_Syllabus_Spring_2007.pdf Swenty, C. F., & Eggleston, B. M. (2010). The evaluation of simulation in a baccalaureate nursing program. Clinical Simulation in Nursing, 7(5), e181-e187. Teixeira, I. N., & Felix, J. V. (2011). Simulation as a teaching strategy in nursing education: Literature review. Interface Comunicação, Saúde, Educação, 15(39), 1173-83. Retrieved from http://www.scielo.br/pdf/icse/2011/nahead/aop3011
|