Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Nome da revista:  Suplemento Prémios ESEnfC - Schering-Plough
Edição:  Edição Nº 2010
Data da edição:  2010-10-17
Comentários: 
Editorial:  A Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: domínio de Enfermagem (UICISA-dE), acolhida pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), tem como missão o desenvolvimento da Investigação Cientifica em Ciências da Saúde e especificamente em Enfermagem. Por sua vez, a Schering-Plough Farma promove a investigação e desenvolvimento de medicamentos em diversas áreas terapêuticas, tendo especial dedicação às doenças auto-imunes, nomeadamente a artrite reumatóide, artrite psoriática, psoríase, espondilite anquilosante, doença de Crohn (em adultos e crianças), considerando a investigação promovida por enfermeiros essencial para a melhoria significativa do tratamento e gestão destes doentes.

Porque a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e a Schering-Plough consideram importante a cooperação entre ambas as partes, com o objectivo de incentivar investigação envolvendo profissionais de enfermagem que trabalham e investigam no referido campo das doenças auto-imunes, estabeleceu-se um protocolo para a atribuição do prémio ESEnfC-Schering Plough 2009.

Sob a responsabilidade do Coordenador da Unidade de Investigação, responsável pelo prémio, foi elaborado um Regulamento, que definia claramente: quem se podia candidatar, prazo de apresentação das candidaturas, processo de candidatura da fase projecto, entrega de relatório na fase final, júri, critérios para a atribuição do prémio, comunicação dos resultados, publicação. Os projectos foram admitidos até 31 de Março e a investigação concluída até 3 Novembro 2009. As candidaturas foram avaliadas por um Júri Externo à ESEnfC e à Schering-Plough, na fase de projecto e na fase de relatório final. O Júri foi determinado pelo Investigador responsável e ficou constituído por 5 elementos.

Os resultados foram indicados pelo Júri do Concurso em 16 de Novembro de 2009. Ao primeiro classificado foi atribuído prémio no valor de 7500 €. Os 2º, 3º e 4º classificados, receberam indicação do Júri, de que 4 artigos científicos, estavam em condições para serem publicados, em Separata, edição especial da Revista Referência. O júri, no final, reapreciou os estudos, no formato de artigo científico, os quais são agora publicados, de acordo com o regulamento, como separata à Revista Científica Referência, nº 12 II Série.

Agradecemos a todos os que contribuíram para esta realização. Em primeiro lugar à Presidente da ESEnfC e aos representantes da Schering nesta acção. À Unidade de Investigação por promover a acção e a todos os que concorreram e demonstraram vontade de enfrentar este desafio. Uma saudação particular aos concorrentes que percorreram todas as fases até a este momento de publicação final de trabalho, em Revista Científica Indexada. A última palavra é para os elementos do Júri que apesar de geograficamente distantes, conseguiram em tempo, efectuar um trabalho cuidadoso, rigoroso e eticamente independente.
O Responsável pelo Prémio
Manuel Alves Rodrigues, RN, Ph.D, Aggregation
Ficha técnica:  Ver ficha técnica

Secção Prémios ESEnfC - Schering Plough 2009
Total: 4 registo(s)
Actividade de doença e qualidade de vida em doentes com artrite reumatóide
Cristina Isabel Antunes Duarte; Susana Catarina Oliveira Simões
Dor na Artrite Idiopática Juvenil (AIJ)
Maria Cândida Gomes Carreira; Maria Matilde Marques Correia
Necessidades Educacionais dos Doentes com Artrite Reumatóide
Arménio Cruz; João Apóstolo; Marta Campos; Pedro Machado; Armando Malcata
Vivências de Pessoas Ostomizadas com Doença de Crohn
Cristina Guimarães Gomes; Filomena Maria Pereira dos Santos; Vera Lúcia de Sousa Ferreira



[ Voltar ]