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Resumo
A Organização Mundial de Saúde alerta para a importância dos programas de saúde escolar, que considera o investimento de custo-benefício mais eficaz que um País pode fazer para melhorar, simultaneamente, a educação e a saúde. Rodrigues (2000, 2003, 2004, 2006), desenvolveu o conceito de Eduterapia Criativa e validou o Método Eduterapêutico, no processo de ajuda a crianças com necessidades específicas de educação e saúde. Neste estudo, procedeu-se ao desenho, implementação e monitorização de um programa de intervenção estratégica contextualizada, com recurso ao “Método Eduterapêutico”, dirigido à educação para a saúde das crianças do ensino básico, em setting escolar periférico, com diagnóstico de necessidades específicas de saúde. A intervenção eduterapêutica seguiu um desenho de investigação sequencial (avaliação inicial para identificar as necessidades específicas das crianças, recorrendo a um Questionário de Percepção de Saúde e Bem Estar para Criança (QSBE-C) e uma Ficha de Desenho/Escrita (Rodrigues, 2005), através dos quais se identificaram os seguintes itens problemáticos: (saúde oral, cansaço, dores, tristeza, desinteresse pelo estudo); efectuou-se uma sequência de três intervenções eduterapêuticas dirigidas às necessidades diagnosticadas, seguindo a metodologia dos guiões eduterapêuticos; Avaliação sequencial das acções, e dos resultados, realizou-se com base nos elementos de observação e do registo da interacção em classe. A investigação permitiu concluir da adequação e benefício do Método Eduterapêutico, o que animou ao planeamento de um novo projecto de investigação sustentado, denominado “Promoção de saúde e educação para a saúde de crianças em contexto escolar”, actualmente inscrito na linha de investigação, “Formação de profissionais de saúde e educação para a saúde” da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde-domínio de Enfermagem. Palavras-chave método eduterapêutico, educação para a saúde de crianças, contexto escolar, saúde e bem-estar
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