Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  O Método Eduterapêutico aplicado à Educação para a Saúde de Crianças em Contexto Escolar
Autores:  Manuel Alves Rodrigues - Professor Coordenador c/Agregação, PhD, RN, Esenfc. Coordenador Científico da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: domínio de Enfermagem (UICISA-DE), demar7@gmail.com.
Maria Fernandéz Hawarylak - Professora na Universidade de Burgos, PhD.
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2006-12-20
Aceite para publicação:  2007-07-13
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
A Organização Mundial de Saúde alerta para a importância dos programas de saúde escolar, que considera o investimento de custo-benefício mais eficaz que um País pode fazer para melhorar, simultaneamente, a educação e a saúde. Rodrigues (2000, 2003, 2004, 2006), desenvolveu o conceito de Eduterapia Criativa e validou o Método Eduterapêutico, no processo de ajuda a crianças com necessidades específicas de educação e saúde.
Neste estudo, procedeu-se ao desenho, implementação e monitorização de um programa de intervenção estratégica contextualizada, com recurso ao “Método Eduterapêutico”, dirigido à educação para a saúde das crianças do ensino básico, em setting escolar periférico, com diagnóstico de necessidades específicas de saúde.
A intervenção eduterapêutica seguiu um desenho de investigação sequencial (avaliação inicial para identificar as necessidades específicas das crianças, recorrendo a um Questionário de Percepção de Saúde e Bem Estar para Criança (QSBE-C) e uma Ficha de Desenho/Escrita (Rodrigues, 2005), através dos quais se identificaram os seguintes itens problemáticos: (saúde oral, cansaço, dores, tristeza, desinteresse pelo estudo); efectuou-se uma sequência de três intervenções eduterapêuticas dirigidas às necessidades diagnosticadas, seguindo a metodologia dos guiões eduterapêuticos; Avaliação sequencial das acções, e dos resultados, realizou-se com base nos elementos de observação e do registo da interacção em classe. A investigação permitiu concluir da adequação e benefício do Método Eduterapêutico, o que animou ao planeamento de um novo projecto de investigação sustentado, denominado “Promoção de saúde e educação para a saúde de crianças em contexto escolar”, actualmente inscrito na linha de investigação, “Formação de profissionais de saúde e educação para a saúde” da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde-domínio de Enfermagem.


Palavras-chave
método eduterapêutico, educação para a saúde de crianças, contexto escolar, saúde e bem-estar
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Ref.II-n.º5-A7.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]