Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Nome da revista:  Revista de Enfermagem Referência IIª Série
Edição:  5
Data da edição:  2007-12-01
Comentários:  Dirige-se a estudantes, investigadores, profissionais da área da educação e da saúde.
Divulga conhecimento científico produzido em educação e ciências da saúde, com impacto em ganhos em saúde e no desenvolvimento científico da enfermagem.
Editorial:  Durante o ano de 2007 a Revista Referência deu mais um passo no caminho da internacionalização: acedeu a mais um importante índice (CINAHL, the Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature) e passou a poder ser pesquisada em texto integral na biblioteca CANTARIDA. CANTARIDA é um projecto da Fundação Index que procura estabelecer um intercâmbio científico entre editores e leitores e inclui revistas a texto completo de interesse científico, relacionadas com os cuidados de saúde.
O projecto Editorial da Revista Referência deseja orientar-se para um padrão de qualidade na dignificação do trabalho dos autores, dos leitores, da Unidade de Investigação (UICISA- -dE) e da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Para 2008 perspectiva-se a edição de três números, integrando cada número oito artigos científicos, o que aumentará o volume de artigos publicados, reduzirá a demora média de publicação e permitirá o registo da Revista em outras bases de dados, de forma a que seja lida e citada a nível nacional e internacional por um número cada vez maior de autores. Recordamos que, tal como ficou recomendado na última reunião de referees, os artigos submetidos à Revista, no formato de simples reflexão ou revisão da literatura não poderão ser aceites para publicação, excepto assuntos relacionados com a história da enfermagem, os quais podem integrar uma secção própria (história e memória). Sendo uma revista multilingue abre a oportunidade de publicação a autores estrangeiros, os quais podem submeter as suas investigações em português, espanhol ou inglês. Apelamos aos autores que, antes de enviarem os artigos, dêem atenção às normas da Revista, quer do ponto de vista da citação no texto quer do formato, estruturação e ordenação da Bibliografia final. No contexto do Plano de Desenvolvimento da Unidade de Investigação (2008-2010) a Revista Referência assume-se como um projecto relevante, com importância reconhecida por membros da Comissão Externa de Aconselhamento. Neste sentido, no próximo ano, prevemos comemorar o 10º aniversário da Revista, promover um encontro de Editores de Revistas de Enfermagem, efectuar nova reunião de referees, e consolidar estratégias de melhoria do fluxo editorial.

Prof. Doutor Manuel Alves Rodrigues
Coordenador Científico da Unidade de Investigação
e Director da Revista
Ficha técnica:  Ver ficha técnica

Secção História e Memória
Total: 2 registo(s)
A mestria das mãos: história de umas mãos que cuidam…
Nídia Salgueiro
Documento ad usum et beneficium
Juan Manuel Arribas Marín - Diplomado Universitario en Enfermería. Especialista en Salud Mental. Licenciado en Humanidades. Profesor Agregado de la Escuela de Enfermería y Fisioterapia San Juan de Dios, integrada en la Universidad Pontificia Comillas de Madrid.

Secção Artigo
Total: 8 registo(s)
Aprendizagem por Resolução de Problemas – Uma experiência pluridisciplinar e multicultural
Cidalina da Conceição Ferreira de Abreu - Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Mestre em Psicologia educacional e doutoranda em Psicologia Educacional. E-mail: cila@esenfc.pt Cândida Rosalinda Exposto Costa Loureiro - Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Mestre em Psiquiatria e Saúde Mental. E-mail: candida@esenfc.pt
Avaliação da Dor nas Crianças com Deficiência Profunda: a escala DESS
Margarida Garcia - Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, Hospital Pediátrico de Coimbra. Ananda Fernandes - Professora Coordenadora, Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, Hospital Pediátrico de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
Comportamentos de Saúde e de Evitamento do Risco em Operários Fabris
João Paulo de Almeida Tavares - Enfermeiro nível I nos Hospitais da Universidade de Coimbra Lisa Nogueira Veiga Nunes - Enfermeiro nível I nos Hospitais da Universidade de Coimbra
Doenças Emergentes e Bioterrorismo
Lúcio Meneses de Almeida - Médico Especialista em Saúde Pública.
O Método Eduterapêutico aplicado à Educação para a Saúde de Crianças em Contexto Escolar
Manuel Alves Rodrigues - Professor Coordenador c/Agregação, PhD, RN, Esenfc. Coordenador Científico da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: domínio de Enfermagem (UICISA-DE), demar7@gmail.com. Maria Fernandéz Hawarylak - Professora na Universidade de Burgos, PhD.
Obesidade Infantil: que consequências?
Andreia Rocha - Enfermeira graduada no Centro de Saúde de Eiras, Sub-Região de Saúde de Coimbra. Conceição Castro - Enfermeira especialista de saúde pública, Centro de Saúde de Eiras, Sub-Região de Saúde de Coimbra. Luiz Miguel Santiago - MD, chefe de serviço da carreira médica de clínica geral, Centro de Saúde de Eiras, Sub-Região de Saúde de Coimbra.
Obesidade nos Adolescentes: estudo da prevalência da obesidade e de factores associados em estudantes do ensino secundário de duas escolas de Coimbra
Doris Morais do Nascimento Brites - Enfermeira. Raquel João Piquete Cruz - Enfermeira. Sandra Ilda Morais Lopes - Enfermeira. José Carlos Amado Martins - Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Professor Adjunto na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
Validação do questionário da qualidade de vida da pessoa encarregada da criança com asma – PACQLQ)
Providência Pereira Marinheiro - Mestre em Saúde Pública; Professora Adjunta na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; e-mail: pmarinheiro@esenfc.pt



[ Voltar ]