Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Obesidade nos Adolescentes: estudo da prevalência da obesidade e de factores associados em estudantes do ensino secundário de duas escolas de Coimbra
Autores:  Doris Morais do Nascimento Brites - Enfermeira.
Raquel João Piquete Cruz - Enfermeira.
Sandra Ilda Morais Lopes - Enfermeira.
José Carlos Amado Martins - Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Professor Adjunto na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2006-12-18
Aceite para publicação:  2007-07-05
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
A obesidade tem constituído uma preocupação crescente a nível mundial, pelo aumento progressivo do número de indivíduos com excesso de peso, entre estes os adolescentes, e pelos consequentes riscos para a saúde.
Foi realizado um estudo descritivo-correlacional com o objectivo de determinar a prevalência da obesidade em estudantes do Ensino Secundário e a sua relação com alguns factores. A amostra é constituída por 197 estudantes de 2 escolas secundárias do distrito de Coimbra seleccionadas através de um processo de amostragem não probabilístico.
Dos resultados obtidos verificou-se, de acordo com a classificação da obesidade recomendada pela Direcção Geral de Saúde (2005), uma prevalência de sujeitos obesos de 3,55% e 10,15% de estudantes com excesso de peso. Confirmou-se estatisticamente a influência da idade, género e prática de actividade física na percentagem de massa gorda dos estudantes. Verificou-se ainda uma relação estatisticamente significativa entre o Índice de Massa Corporal dos estudantes e o Índice de Massa Corporal dos respectivos pais.


Palavras-chave
obesidade, IMC, massa gorda, adolescência
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Ref.II-n.º5-A5.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]