Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Aprendizagem por Resolução de Problemas – Uma experiência pluridisciplinar e multicultural
Autores:  Cidalina da Conceição Ferreira de Abreu - Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Mestre em Psicologia educacional e doutoranda em Psicologia Educacional. E-mail: cila@esenfc.pt
Cândida Rosalinda Exposto Costa Loureiro - Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Mestre em Psiquiatria e Saúde Mental. E-mail: candida@esenfc.pt
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2006-09-06
Aceite para publicação:  2007-06-11
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Contextualização: A aprendizagem por resolução de problemas consiste numa metodologia pedagógica activa que devido à sua importância existem vários estudos de índole internacional e nacional. Estes demonstram que através da aplicação desta metodologia em sala de aula os estudantes desenvolvem o pensamento crítico, analítico e reflexivo, competências consideradas fundamentais para os contextos da prática em enfermagem.
Objectivo: Descrever uma experiência pluridisciplinar e multicultural integrada num projecto europeu que desenvolve a lógica da aprendizagem por resolução de problemas. Métodos: Estudo descritivo e compreensivo, envolvendo 70 estudantes e 12 tutores de diversos países europeus. Instrumentos: Apresentação de duas situações problema, observação e aplicação de um inquérito em que a pontuação máxima corresponde a 5.
Resultados: No domínio de avaliação “Mobilização, Exploração e Desenvolvimento do Conhecimento” podemos averiguar que os resultados mais elevados sobre o grau de satisfação dos estudantes se verificam na subcategoria “Aplicar conhecimentos (novos e prévios) para resolver a situação” com 4.3. No domínio “Aprendizagem Individual Através do Grupo de Trabalho” os valores que sobressaem correspondem às sub-categorias “Respeito pelas diferenças” e “Respeito pela opinião dos outros” ambas com 4.6. No domínio”Aplicações Profissionais” a sub-categoria “Benefícios globais deste projecto europeu” obteve uma pontuação de 4.6.
Conclusão: Nesta experiência pluridisciplinar e multicultural os estudantes desenvolveram competências cognitivas, afectivas e comportamentais que à luz do processo de Bolonha são dinâmicas e fazem sentido num futuro próximo no Ensino de Enfermagem em Portugal.


Palavras-chave
aprendizagem, resolução de problemas, pluridisciplinar, multicultural
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Ref.II-n.º5-A1.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]