Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Cuidados Básicos de Enfermagem à Puérpera
Autores:  Cândida Portelinha - Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca
Orientadores: 
Secção:  Fichas Técnicas
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
O puerpério é o período que compreende as primeiras seis semanas após o parto. Durante este tempo o aparelho reprodutor regressa anatomicamente ao estado normal e, na maioria das mulheres que não amamentam, é restabelecida a ovulação.
O período de internamento em meio hospitalar é, normalmente, de 3 dias nas mulheres com parto por via vaginal e no mínimo de 5 dias naquelas cujo parto foi de cesariana.
Nas primeiras horas que se seguem ao nascimento, a puérpera experimenta alterações fisiológicas em quase todos os sistemas orgânicos. A mais visível é a perda de peso. Essa perda de peso, de aproximadamente 5,5 kg, é devida à saída do feto, da placenta, do líquido amniótico e sangue. Nos dias que se seguem, esta perda de peso é acrescida em mais 2 a 3 kg, como resultado de diurese e sudorese intensas.

Palavras-chave
Texto integral
Total: 1 registo(s)
ref_3-73a76.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]