Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.
Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.
|
Resumo
Em disciplinas que preparam para o exercício de uma profissão, como é o caso da enfermagem, o ensino teórico-prático tem um valor inestimável. Diversos métodos têm sido utilizados na realização deste tipo de ensino, tomando-o um complemento do ensino teórico. O método demonstrativo, por exemplo, revela-se excelente para permitir ao estudante um primeiro contacto com materiais, gestos e situações que lhe são desconhecidos, ou sobre os quais apenas ouviu falar. A oportunidade de realizar, mais ou menos repetidamente, um procedimento em laboratório, ou seja, em ambiente seguro, contribui certamente para a aquisição da destreza manual e da capacidade de organização de tarefas. No entanto, quando se trata de estudantes que não se encontram em formação inicial, mas sim em formação especializada, sendo geralmente profissionais experientes, alguns a realizar o seu primeiro contacto com esta área do saber, outros já com uma grande experiência nessa área e com um grande domínio do gesto, os objectivos do ensino teórico-prático têm que ser recentrados. É necessário que estes estudantes, ao invés dos primeiros, sejam capazes de deitar um outro olhar sobre realidades que lhes são familiares, para fazerem a desconstrução das suas práticas, reencontrando o seu fundamento e o seu sentido, para, finalmente, poderem fazer a recomposição dos seus saberes. No fundo, levá-los a saber-pensar o seu saber-fazer. Palavras-chave
Página 1 de 1
|