Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Portfólio: uma estratégia utilizada na avaliação das aprendizagens
Autores:  Rosa Cândida de Carvalho Pereira de Melo - Licenciada em Enfermagem, Mestre em Ciências da Educação, Especialização em Pedagogia Universitária, Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto.
Helena Cristina das Neves Mira Freitas - Licenciada em Enfermagem, Mestre em Ciências da Educação, Especialização em Pedagogia Universitária, Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto.
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2006-01-26
Aceite para publicação:  2006-03-07
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Com este estudo pretendemos conhecer a percepção dos estudantes sobre o contributo da construção dos portfólios reflexivos no desenvolvimento das suas aprendizagens e sobre as vantagens/desvantagens da utilização dos portfólios reflexivos versus testes de avaliação, tendo por base a estratégia utilizada nos estudantes do 4.ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, na disciplina de Administração e Gestão em Enfermagem. Neste sentido, foi solicitado aos vários grupos dos estudantes uma reflexão sobre a estratégia utilizada, analisando-se/discutindo-se estes dados à luz dos principais conceitos teóricos.
Os resultados apontam no sentido de que a utilização do portfólio tem mais vantagens na avaliação das aprendizagens do que os testes, tendo sido salientado pelos estudantes que a construção do portfólio permitiu a avaliação contínua, a interacção grupal, a reflexão/ discussão, a aquisição /aprofundamento/consolidação de conhecimentos, a gestão do tempo, o facto de servir de documento de consulta e a estimulação da motivação e da autoformação.

Palavras-chave
portfólio, avaliação, aprendizagem reflexiva, testes de avaliação
Texto integral
Total: 1 registo(s)
63-73.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]