Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.
Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.
|
Resumo
Com este estudo pretendemos conhecer a percepção dos estudantes sobre o contributo da construção dos portfólios reflexivos no desenvolvimento das suas aprendizagens e sobre as vantagens/desvantagens da utilização dos portfólios reflexivos versus testes de avaliação, tendo por base a estratégia utilizada nos estudantes do 4.ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, na disciplina de Administração e Gestão em Enfermagem. Neste sentido, foi solicitado aos vários grupos dos estudantes uma reflexão sobre a estratégia utilizada, analisando-se/discutindo-se estes dados à luz dos principais conceitos teóricos. Os resultados apontam no sentido de que a utilização do portfólio tem mais vantagens na avaliação das aprendizagens do que os testes, tendo sido salientado pelos estudantes que a construção do portfólio permitiu a avaliação contínua, a interacção grupal, a reflexão/ discussão, a aquisição /aprofundamento/consolidação de conhecimentos, a gestão do tempo, o facto de servir de documento de consulta e a estimulação da motivação e da autoformação. Palavras-chave portfólio, avaliação, aprendizagem reflexiva, testes de avaliação
Página 1 de 1
|