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Nome da revista:  Revista de Enfermagem Referência IIª Série
Edição:  2
Data da edição:  2006-06-01
Comentários:  Dirige-se a estudantes, investigadores, profissionais da área da educação e da saúde.
Divulga conhecimento científico produzido em educação e ciências da saúde, com impacto em ganhos em saúde e no desenvolvimento científico da enfermagem.
Editorial:  É com satisfação que a Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Domínio de Enfermagem edita o número 2, II Série, da Revista Referência.

A Revista Referência cumpre os critérios de qualidade editorial internacionalmente exigidos. Está actualmente incluída em CUIDEN, base de dados da Fundação Índex, que inclui a produção científica da enfermagem espanhola e ibero americana tanto de conteúdo clínico assistencial em todas as suas especialidades como com enfoque metodológico, histórico, social ou cultural. Indexada em CINAHL, the Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, base de dados bibliográfica que fornece informação actualizada em todos os campos da enfermagem e da saúde, aos profissionais de saúde, estudantes e outros. Incluída também em LATINDEX, sistema de informação bibliográfica sobre as publicações científicas seriadas produzidas nos países ibero americanos e no Caribe. Latindex é membro do International Council for Scientific and Technological Information (ICSTI).

Desde Janeiro de 2006, foi enviado à revista um número significativo de artigos científicos, os quais são submetidos a um processo de revisão por referees em sistema duplamente cego. O processo de revisão de artigos está devidamente descrito na página Internet da revista. O percurso de revisão deve ser gerido com eficiência para que não se alongue o tempo que medeia a recepção e a aceitação do artigo. Por isso é importante perceber que por vezes é tão difícil escrever o artigo como transformá-lo até à redacção final, quase como uma obra de arte que necessita de cuidados com o detalhe. Neste sentido, é absolutamente necessário que todos os actores, (autores, referees, gestores de artigo), partilhem o esforço de dinamização do processo de revisão. Especialmente o autor deve ser o primeiro a preocupar-se com os cuidados a ter com o seu artigo, verificando com atenção as recomendações dos referees e introduzindo com precisão e em tempo, as necessárias melhorias no texto.

Considerando a diversidade de artigos que nos tem chegado, tomámos a decisão de seleccionar para publicação, apenas os recomendados pela avaliação dos referees. Procuraremos que no conjunto dos artigos publicados em cada número, se verifique equilíbrio, pelo que uma pequena percentagem de artigos poderão ser revisões sistemáticas, enquadramentos teóricos de projectos, e a maior percentagem artigos de investigação empírica. Por outro lado, consideramos também, o critério dentro/fora, ou seja, um equilíbrio entre autores de dentro da instituição e de fora, na medida do possível. E ainda, integrar em cada número, pelo menos um artigo de autor estrangeiro, em espanhol, inglês ou português do Brasil.

No final do ano pensamos efectuar um encontro de referees, para afinar questões de acordo e desacordo entre revisores e definir novas regras de autor se necessário. Em Setembro, no encontro promovido pelo Consejo Iberoamericano de Editores de Revistas de Enfermeria y Afines (CIBERE), do qual a revista Referência faz parte, a realizar em Espanha, pensamos partilhar aspectos de harmonização de critérios de redacção e revisão de artigos científicos, procurando encontrar linhas de orientação para a criação de uma rede de revistas científicas de impacto.

Devagar, com o esforço de todos (autores, revisores e corpo editorial), estamos a caminhar no sentido de tornar a Revista Referência uma publicação de relevo e impacto, na área das ciências da saúde, da educação e do domínio específico da enfermagem.

Prof. Doutor Manuel Alves Rodrigues
Coordenador Científico da Unidade de Investigação e Director da Revista
Ficha técnica:  Ver ficha técnica

Secção Artigo
Total: 7 registo(s)
Adequação e Rigor na Investigação Fenomenológica em Enfermagem – Crítica, Estratégias e Possibilidades
Luís Manuel de Jesus Loureiro - Professor Adjunto da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca.
Adesão ao tratamento da diabetes Mellitus: A importância das características demográficas e clínicas
Isabel Silva - Professora Auxiliar, Universidade Fernando Pessoa. José Pais-Ribeiro - Professor Associado, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Helena Cardoso - Assistente Hospitalar Graduada, Serviço de Endocrinologia do Hospital Geral de Santo António; Professora Auxiliar, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.
Competências relacionais de ajuda nos Estudantes de Enfermagem
Manuela Maria Conceição Ferreira - Doutorada em Ciências da Educação e Professora Coordenadora da Escola Superior de Saúde de Viseu. José Tavares - Doutorado em Ciências da Educação e Professor Catedrático da Universidade de Aveiro. João Duarte - Doutorando em Saúde Mental e Psiquiátrica e Professor Coordenador da Escola Superior de Saúde de Viseu.
Imigração e Saúde – Imigrantes da Europa de Leste em Portugal
Ana Paula Teixeira de Almeida Vieira Monteiro - Professora-adjunta da Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto, Coimbra.
Interacção em Saúde
Emília Isabel Martins Teixeira da Costa - Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica, Mestre em Psicologia da Saúde e Doutoranda em Psicologia da Saúde. Professora Adjunta na Universidade do Algarve, Escola Superior de Saúde de Faro, Departamento de Enfermagem. Rosário Antequera Jurado - Psicóloga Clínica. Professora Titular do Departamento de Personalidade, Avaliação e Tratamento Psicológico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Sevilha.
Portfólio: uma estratégia utilizada na avaliação das aprendizagens
Rosa Cândida de Carvalho Pereira de Melo - Licenciada em Enfermagem, Mestre em Ciências da Educação, Especialização em Pedagogia Universitária, Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto. Helena Cristina das Neves Mira Freitas - Licenciada em Enfermagem, Mestre em Ciências da Educação, Especialização em Pedagogia Universitária, Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto.
Sintomatologia e diagnósticos mais frequentes nos indivíduos com anéis de tensão
Léia Fortes Salles - Enfermeira pela Universidade de São Paulo, Especialista em Iridologia e Irisdiagnose pela Faculdade de Ciências de São Paulo e Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Maria Júlia Paes da Silva - Professora Titular do Departamento Médico-cirúrgico da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.


Secção História e Memória
Total: 1 registo(s)
Ser enfermeiro nos anos 40:Testemunho de José Cortez
Manuel Alves Rodrigues - Professor Coordenador, PhD, NR, ESEnfC.

Secção Apresentação do Projecto
Total: 1 registo(s)
“Recreational Culture as a Tool to Prevent Risk Behaviours”
Lurdes Lomba - Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca. Fernando Mendes - Psicólogo, Técnico de Prevenção Primária das Toxicodependências do IDT e Presidente do IREFREA Portugal.



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