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Título:  Imagem da Enfermeira nas Publicidades de Remédios no Brasil (1916 – 1931)
Autores:  Keythluci Faria Trigueiro da Silva*; Débora de Oliveira Villela**; Lisandra Risi***;
Juliane Aguiar Rocha****; Fernando Porto*****
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2015-08-23
Aceite para publicação:  2015-11-30
Secção:  Artigo de História e Memória
Ano:  2015
DOI:  http://dx.doi.org/10.12707/RIV15053
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Resumo
Enquadramento: A imagem da enfermeira tem vindo a ser discutida dentro do campo da história da profissão. Evidenciou- -se que os atributos usados por essas profissionais foram determinados pelas instituições de ensino profissional no Brasil.
Objetivos: Apresentar e articular a frequência das imagens femininas com atributos pessoais da enfermeira nas e com as publicidades de remédios; e comentar a sua decodificação como estratégia de contribuição para construção da imagem pública da enfermeira.
Metodologia: Pesquisa de natureza histórico serial, em que as imagens encontradas foram analisadas, aplicando-se uma matriz de análise.
Resultados: No período de estudo foram encontradas 14 publicidades, das quais 248 veiculações tiveram frequência na Revista Fon-Fon.
Conclusão: As representações dos atributos pessoais nas publicidades contribuem para identificar a concorrência entre Escolas de Enfermagem para enunciação da imagem pública da enfermeira.

Palavras-chave
História da Enfermagem; enfermagem; imagem
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