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Título:  Construção e validação da Escala de Ganhos Percebidos com a Simulação de Alta-Fidelidade (EGPSA)
Autores:  Rui Carlos Negrão Batista*; José Carlos Amado Martins**; Maria Fátima Carneiro Ribeiro Pereira***
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2015-12-29
Aceite para publicação:  2016-06-13
Secção:  Artigo
Ano:  2016
DOI:  http://dx.doi.org/10.12707/RIV16002

Resumo
Enquadramento: A simulação de alta-fidelidade enquanto estratégia de ensino permite que o estudante se sinta mais motivado, autoconfiante, interessado e envolvido na sua aprendizagem, preparando-o para o contexto real.
Objetivos: Validar instrumento de avaliação dos ganhos percebidos pelos estudantes de enfermagem com práticas simuladas de alta-fidelidade.
Metodologia: Estudo de investigação metodológica. Aplicada escala de 26 itens a uma amostra de conveniência de 458 estudantes de enfermagem, após práticas simuladas. Realizado estudo da validade de constructo pela análise fatorial com rotação ortogonal varimax e validação com recurso à randomização de amostras e a estimativa da consistência interna.
Resultados: A escala apresenta elevada correlação de praticamente todos os itens com o total da escala, com um Alpha de 0,951. A análise da fidelidade dos 5 fatores apresenta uma consistência interna entre 0,699 e 0,930.
Conclusão: A escala cumpre os requisitos de validade, revelando elevado potencial para utilização em investigação.

Palavras-chave
estudantes de enfermagem; simulação; educação em enfermagem
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