Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Perceções dos estudantes de enfermagem sobre os processos formativos em contexto de ensino clínico
Autores:  Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro da Cunha*; Ana Paula Morais de Carvalho Macedo**;
Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira***
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2016-10-10
Aceite para publicação:  2017-01-13
Tipo:  Artigo de Investigação
Ano:  2017
DOI:  https://doi.org/10.12707/RIV16072

Resumo
Enquadramento: O presente texto situa-se no campo da supervisão em enfermagem e apresenta um estudo de cariz qualitativo e quantitativo, desenvolvido numa escola superior de enfermagem.
Objetivos: Descrever representações e vivências da atividade profissional dos estudantes e supervisores em contexto de ensino clínico; analisar a articulação escola-hospital no processo de formação em contexto de ensino clínico; dis¬cutir a função da supervisão em enfermagem como articuladora organizacional; inferir princípios constitutivos da qualidade da formação inicial de enfermeiros, com incidência na atividade em contexto profissional e na supervisão.
Metodologia: Os dados foram recolhidos através de um questionário a 92 estudantes em ensino clínico (2º ano) e entrevistas semiestruturadas a um grupo de 5 estudantes e 2 supervisoras.
Resultados: Apontam-se algumas potencialidades e fragilidades dos processos formativos, relacionadas com o papel da supervisão e a articulação da teoria com a prática, na construção do conhecimento na ação profissional.
Conclusão: Evidencia-se a necessidade de reforçar as relações interinstitucionais e promover modalidades de super¬visão de orientação reflexiva e dialógica.


Palavras-chave
enfermagem; estudantes; estágio clínico; supervisão
Alarcão, I., & Tavares, J. (2003). Supervisão da prática pe¬dagógica: Uma perspectiva de desenvolvimento e aprendi¬zagem (2ª ed.). Coimbra, Portugal: Almedina.
Creaner, M. (2014). Current trends in clinical supervision: Introduction to the special section. Counselling Psy¬chology Quarterly, 27(4), 325-333. doi:10.1080/09515070.2014.965904
Cutcliffe, J. R., & Sloan, G. (2014). Towards a consensus of a competency framework for clinical supervision in nursing: Knowledge, attitudes, and skills. The Clinical Supervisor, 33(2), 182-203. doi:10.1080/07325223.2014.981494
Dantas da Silva, C. M. (2013). A prática do professor na tutoria do curso de graduação em enfermagem do Cen¬tro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO): À luz da concepção de cultura de John B. Thompson (Tese de Doutoramento). Universidade Federal do Rio de Ja¬neiro, Escola de Enfermagem Anna Nery , Brasil.
Dantas da Silva, C. M., Tanji, S., Santos, N. M., & Viana, L. O. (2010). Consciência ambiental na enfermagem: Reconstruindo um mundo melhor com a contribui¬ção dos estudantes. Revista de Enfermagem Referência, 3(2), 35-43. Recuperado de http://docplayer.com.br/11666552-Consciencia-ambiental-na-enfermagem¬-reconstruindo-um-mundo-melhor-com-a-contribui¬cao-dos-estudantes.html
Falender, C. A., Shafranske, E. P., & Ofek, A. (2014). Competent clinical supervision: Emerging effective practices. Counselling Psychology Quarterly, 27(4), 393-408. doi:10.1080/09515070.2014.934785
Franco, J. (2009). Os tipos de ensino no curso de licen¬ciatura em enfermagem: Opinião dos estudantes do 4º ano. Revista de Enfermagem Referência, 2(9), 35-39. Recuperado de http://ui.esenfc.pt/rr/index.php?mo-dule=rr&target=publicationDetails&pesquisa=&id_artigo=2130&id_revista=4&id_edicao=26
Gauthier, C. (1998). Por uma teoria da pedagogia: Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, Brasil: Unijuí.
Goodyear, R. (2014). Supervision as pedagogy: Attend¬ing to its essential instructional and learning process¬es. The Clinical Supervisor, 33(1), 82-99. doi:10.1080/07325223.2014.918914
Jones, J. M. (2006). Clinical supervision in nursing. The Clinical Supervisor, 24(1-2), 149-162. Recuperado de http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1300/J001v24n01_08
Macedo, A. P. (2012). A supervisão em enfermagem-cons¬truir as interfaces entre a escola e o hospital. Santo Tir¬so, Portugal: De Facto Editores.
Macedo, A. P. (2013). A supervisão de estágios em en¬fermagem: Entre a escola e o hospital. Revista de En¬fermagem Referência, 3(11), 49-58. doi:10.12707/RIII1304
Martinho, S. A. (2013). Estilo de vida e comportamento alimentar Freegan: A saúde em risco ou risco para a saúde? (Dissertação de mestrado). Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal.
Martins, C., Rosário, H., Araújo, O., Augusto, C., Ma¬chado, M., & Braga, M. (2009). O ensino de Enfer¬magem: Perspectivas e vivências de professores e es¬tudantes. In F. Vieira (Org.), Transformar a pedagogia na universidade: Narrativas da prática (pp.109-136). Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores.
Mendes, F. A. (2011). A Sociologia da Saúde na Enfer¬magem: Um território conquistado e contestado. So¬ciologia On Line, 3, 32-40.
Pinheiro, G., Macedo, A. P., & Costa, N. (2014). Super¬visão colaborativa e desenvolvimento profissional em enfermagem. Revista de Enfermagem Referência, 4( 2), 101-109. doi:10.12707/RIII1381
Schön, D. (1987). Educating the reflective practitioner. San Francisco, USA: Jossey-Bass Publishers.
Silva, J. P. (2012). Metodologias de ensino-aprendizagem: Experiências dos professores do curso de graduação em enfermagem de uma universidade privada do Estado do Rio de Janeiro (Dissertação de Mestrado). Universi¬dade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enferma¬gem Anna Nery, Brasil.
Silva, R., Pires, R., & Vilela, C. (2011). Supervisão de es¬tudantes de enfermagem em ensino clínico: Revisão sistemática da literatura. Revista de Enfermagem Re¬ferência, 3(3), 113-122. Recuperado de http://www.scielo.mec.pt/pdf/ref/vserIIIn3/serIIIn3a12.pdf
Vieira, F., Moreira, M. A., Barbosa, I., Paiva. M., & Fer¬nandes. I. S. (eds.). (2010). No caleidoscópio da su¬pervisão: Imagens da formação e da pedagogia (2ª ed.). Mangualde, Portugal: Pedago.

Texto integral
Total: 0 registo(s)
REF_Mar2017_65to74_port.pdf
REF_Mar2017_65to74_eng.pdf


[ Detalhes da edição ]