Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Estudo de Adaptação da Escala de Satisfação com o Suporte Social em Doentes Submetidos e Revascularização do Miocárdio
Autores:  Teresa Jesus Rodrigues Ferreira - Professora-Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem de São João - Porto
José Luis Pais Ribeiro - Professor Associado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade do Porto
Manuel Domingos de Meira Santos Guerreiro - Doutor em Cirurgia pela Faculdade de Medicina - Universidade do Porto.
Orientadores: 
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Foi nosso objectivo estudar a adaptação da Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) a uma população com doença das artérias coronárias. A amostra incluiu 228 homens e 26 mulheres, com idades entre os 29 e 83 anos (M = 56,90), submetidos a cirurgia cardíaca – bypass das artérias coronárias e a Angioplastia Transluminal Percutânea das Coronárias.
A ESSS tem 15 itens com respostas numa escala de concordância de 5 pontos. Avalia nas suas sub-escalas: a “satisfação com amizades/amigos”; “intimidade”; “satisfação com a família” e a “satisfação com a realização nas actividades sociais”. Pontuações mais elevadas são indicadoras de maior nível de satisfação com o suporte social. O valor de consistência interna para a escala global foi de 0,77.
Observou-se uma associação negativa entre ESSS, ansiedade e depressão, avaliadas pela “Hospital Anxiety and Depression Scale”, e exaustão vital, diminuição de energia, sentimentos de desmoralização e irritabilidade, avaliados pela Escala de Exaustão Vital.
A ESSS é válida e sensível para avaliar a satisfação com o suporte social e adequada para a população com doença coronária, não dispensando porém a continuação de estudos neste âmbito.

Palavras-chave
Texto integral
Total: 1 registo(s)
ref_11-05a16.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]