Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  A Enfermagem Ciência e Arte... e a Investigação
Autores:  Manuel Gonçalves Henriques Gameiro - Professor Coordenador na Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca - Área Científica de Investigação.
Orientadores: 
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
É analisada a concepção da enfermagem como ciência e arte, considerando o seu quadro fenomenal e a relação entre a teoria e a prática dos cuidados.
Atendendo à natureza plural do “objecto” da enfermagem e à especificidade dialéctica da relação entre a teoria e a prática, são perspectivadas alternativas epistemológicas para o desenvolvimento e validação do “saber enfermagem” e preconizada uma atitude de abertura paradigmática, no sentido da adopção do pluralismo metodológico nos processos de investigação.
É defendido que é a natureza dos fenómenos em estudo e o tipo de conhecimento (conceptual ou disposicional) a que se aspira que deverão determinar as opções metodológicas. As atitudes monistas, quer de sentido quantitativista quer qualitativista, traduzem visões parciais que resultam em metodologias tendentes a ser rígidas e redutoras.

Palavras-chave
Texto integral
Total: 1 registo(s)
ref_10-05a15.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]