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Resumo
É preocupação do professor de enfermagem ajudar os estudantes na aquisição e desenvolvimento de competências que garantam um desempenho proeficiente nos cuidados de enfermagem. A questão que se nos coloca é: "Como o conseguir?" O desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes durante a formação inicial parece ser um caminho possível, e é com esta convicção que nos propomos partilhar o que tem sido a nossa experiência neste domínio. Procurámos explorar as questões de carácter conceptual e metodológico relativas ao conceito de pensamento critico à utilização de estratégias para o seu desenvolvimento. A utilização de situações-problema, como estratégia de desenvolvimento do pensamento crítico no ensino teórico-prático da enfermagem pediátrica, parece sugerir que o estudante fica mais apto a fazer transferência dos conhecimentos e a contextualizar os saberes, aumentando a conceptualização e diminuindo a memorização. Mais tarde, durante o ensino-clínico de enfermagem pediátrica, foi possível observar nos estudantes comportamentos de maior segurança, maior confiança e mais capacidade crítica, evidenciando-se, aqueles, mais questionadores e reflexivos. Palavras-chave
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