Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Pensamento Crítico: Estratégias de Desenvolvimento no Ensino da Enfermagem Pediátrica
Autores:  Elvira Martins dos Santos - Professora Adjunta na Área Científica de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca.
Orientadores: 
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
É preocupação do professor de enfermagem ajudar os estudantes na aquisição e desenvolvimento de competências que garantam um desempenho proeficiente nos cuidados de enfermagem.
A questão que se nos coloca é: "Como o conseguir?"
O desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes durante a formação inicial parece ser um caminho possível, e é com esta convicção que nos propomos partilhar o que tem sido a nossa experiência neste domínio.
Procurámos explorar as questões de carácter conceptual e metodológico relativas ao conceito de pensamento critico à utilização de estratégias para o seu desenvolvimento. A utilização de situações-problema, como estratégia de desenvolvimento do pensamento crítico no ensino teórico-prático da enfermagem pediátrica, parece sugerir que o estudante fica mais apto a fazer transferência dos conhecimentos e a contextualizar os saberes, aumentando a conceptualização e diminuindo a memorização.
Mais tarde, durante o ensino-clínico de enfermagem pediátrica, foi possível observar nos estudantes comportamentos de maior segurança, maior confiança e mais capacidade crítica, evidenciando-se, aqueles, mais questionadores e reflexivos.

Palavras-chave
Texto integral
Total: 1 registo(s)
ref_10-17a23.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]