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Resumo
O Método Eduterapêutico foi experimentado em crianças, com idade compreendidas entre os 6 e 13 anos, que aguardavam intervenção cirúrgica, no serviço de Oftalmologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra. A finalidade deste método é permitir aos profissionais de saúde desenvolverem uma estratégia criativa de mediação pedagógica e terapêutica adequada às crianças que, nesta fase, antes da intervenção, estão em desvantagem física, cognitiva e emocional. Recorre-se ao desenho/texto como estratégia expressiva privilegiada, em alternativa ao método protocolar predominantemente verbal de preparação pré-operatória. Observaram-se indicadores das vantagens do Método Eduterapêutico uma vez que o grupo sujeito a esta intervenção revelou nas suas narrativas experienciais referentes ao pré e pós operatório, sinais duma relação personalizada com os técnicos de saúde, satisfação com toda a informação recebida e uma atitude positiva de saúde, o que não se verifica cabalmente no grupo de crianças que recebeu informação pelo método instrutivo de natureza verbal. Palavras-chave
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