Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Evolução e Estrutura das Despesas Privadas em Saúde, em Portugal, 1980-1995
Autores:  Amélia Filomena de Oliveira Mendes Castilho - Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca.
Orientadores: 
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Sucessivos relatórios da OCDE têm demonstrado que as despesas de saúde em Portugal, não só têm crescido muito nas últimas duas décadas, como esse aumento, ao contrário do que acontece na generalidade dos outros países da União Europeia, se tem realizado com uma cada vez maior participação privada no financiamento daquelas despesas. Este é um argumento que tem sido referido por vários autores mas pouco se sabe sobre a estrutura desta despesa e sobre a forma como a mesma tem evoluído.
Este trabalho analisa a evolução das despesas privadas em saúde entre 1980 e 1995, comparando-a com a evolução observada noutros grupos de despesa; analisa quais os tipos de cuidados onde os gastos privados são mais elevados e quais os que têm registado maiores aumentos. Analisa também como se distribuem estes gastos em função de algumas variáveis geográficas e socio-económicas e quais as principais alterações ocorridas no período em estudo.
Realizou-se um estudo, essencialmente descritivo, recorrendo à análise das bases de dados, cedidas pelo Instituto Nacional de Estatística, do Inquérito às Receitas e Despesas de 1980/81 e dos Inquéritos aos Orçamentos Familiares de 1989/90 e 1994/95.

Palavras-chave
Texto integral
Total: 1 registo(s)
ref_10-53a61.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]