Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Cuidados em Parceria às Crianças Hospitalizadas: Predisposição dos Enfermeiros e dos Pais
Autores:  Maria João Mano - Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.
Orientadores: 
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
A Parceria de Cuidados constitui uma filosofia de enfermagem pediátrica que reconhece e valoriza a importância da família no cuidar da criança no hospital.
Conhecendo a importância deste tipo de modelo de cuidados procurou-se, através de um estudo exploratório e descritivo, identificar, comparativamente, a predisposição dos enfermeiros e dos pais das crianças hospitalizadas no Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC) para aderir a um modelo de parceria de cuidados.
A predisposição de enfermeiros e pais foi avaliada tendo em conta a adesão a valores inerentes ao modelo e à prática ao longo do processo de cuidados.
Os resultados encontrados indicam que os valores inerentes ao modelo são partilhados tanto por enfermeiros como pelos pais. No entanto, o valor atribuído à prática ao longo do processo de cuidados é apreciado de forma diferente entre estes dois grupos. Para os enfermeiros, o processo de cuidar é valorizado tendo em conta, principalmente, as componentes de apreciação e execução; os pais, pelo seu lado, valorizam no processo de cuidar, prioritariamente, o planeamento e a apreciação.
Num modelo de parceria de cuidados, o conhecimento destas diferenças são fundamentais para a negociação e o planeamento conjunto.


Palavras-chave
Texto integral
Total: 1 registo(s)
ref_8-53a61.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]