Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Emoção Expressa: Caracterização, Estabilidade e Importância no Para-suicídio Recorrente
Autores:  José Carlos Santos - Professor Adjunto na ESEBB, Mestre em Sociopsicologia da Saúde pelo ISMT e Doutorando em Saúde Mental pelo ICBAS.
Carlos Braz Saraiva - Professor de Psiquiatria na FMUC, Chefe de Serviço de Psiquiatria dos HUC, Coordenador da Consulta de Prevenção de Suicício dos HUC.
Liliana de Sousa - ICBAS/IBMC – Universidade do Porto.
Orientadores: 
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
O conceito de Emoção Expressa tem sido estudado, desde a sua origem, em várias patologias, sendo apontado como um forte predictor da recaída. A avaliação da Emoção Expressa caracteriza o ambiente familiar e é feita através da Entrevista Familiar de Camberwell, sendo utilizadas cinco escalas: criticismo, hostilidade, ambiente de sobreenvolvimento emocional, comentários positivos e calor afectivo, sendo as três primeiras importantes na recaída. É ainda avaliada a sua estabilidade e papel no comportamento para-suicidário recorrente ao longo de nove meses.

Palavras-chave
emoção expressa, entrevista familiar de Camberwell, família, para-suicídio
Texto integral
Total: 1 registo(s)
II-Rev.1-39_51.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]