Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Nome da revista:  Revista de Enfermagem Referência IIª Série
Edição:  1
Data da edição:  2005-12-01
Comentários:  Dirige-se a estudantes, investigadores, profissionais da área da educação e da saúde.
Divulga conhecimento científico produzido em educação e ciências da saúde, com impacto em ganhos em saúde e no desenvolvimento científico da enfermagem.
Editorial:  A Revista “Referência” começou a ser publicada em Janeiro de 1998 (n.0), com a denominação de Revista de Educação e Formação em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca. Os seus objectivos visavam: constituir um espaço de análise e discussão de teorias e modelos de enfermagem; divulgar e discutir a aplicação de processos, métodos e técnicas inovadoras de cuidados de enfermagem; apresentar e discutir métodos, técnicas e instrumentos de investigação; divulgar projectos pedagógicos/didácticos desenvolvidos pela Escola; divulgar e discutir projectos e resultados de actividades de promoção de saúde na comunidade; constituir um espaço de análise de questões de ensino, particularmente ensino de enfermagem; divulgar e discutir novos sistemas, modelos e técnicas de gestão de cuidados, de pessoal e de serviços de saúde; divulgar e comentar novas fontes de informação e bibliografia.
De 1998 a 2004 foram publicados com relativa regularidade, 13 números. É justo salientar e louvar o esforço feito durante estes anos pela Direcção da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca, pela Direcção da Revista, pela Comissão Científica, e em especial pelo restrito grupo de professores do corpo redactorial e seu coordenador, para manter a periodicidade, rigor e qualidade de cada número editado.
Em 21 de Julho de 2004, o DL n.175/2004 do Ministério da Ciência e Ensino Superior instituiu a fusão das duas Escolas Superiores de Enfermagem existentes em Coimbra (Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca e Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto). As Escolas envolvem-se na construção de um projecto comum para a melhoria da qualidade do ensino e decidem ab início criar e promover uma Unidade de Investigação. Assim aconteceu e, desde 2004, após a avaliação por um painel internacional, a Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: domínio de Enfermagem (UICiSa-De) foi reconhecida e constituiu-se como órgão acreditado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Ora, sendo um dos principais objectivos da Unidade a produção e divulgação de conhecimento científico, entendeu-se que seria conveniente a Revista Referência transitar para a responsabilidade da Unidade.
Em 2005 viramos assim uma nova página na história da Revista Referência, agora denominada Revista Científica da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Domínio de Enfermagem. Com a publicação do n.1 II Série, preparamo-nos para um grande desafio que envolve a Unidade de Investigação e a Instituição que a acolhe. Significativamente renovada na forma e nos princípios de orientação e normalização, desejamos que a Revista Referência continue a prosseguir os objectivos definidos para as edições anteriores, agora com a ambição de se afirmar como uma revista de grande relevo científico em enfermagem em Portugal, e com significativa visibilidade também no estrangeiro, entre autores e leitores da área das ciências da saúde e especificamente das ciências de enfermagem.
Queremos salientar o trabalho desenvolvido por várias pessoas para renovar a imagem de capa e o logótipo actual da Revista, através de um processo de confrontação de diversas propostas, as quais foram progressivamente melhoradas e finalmente materializadas com imprescindível ajuda do compositor gráfico. A imagem e logótipo da revista reflectem, naturalmente, o significado do logótipo da própria Unidade de Investigação: As fitas branca e amarela (cores da enfermagem) iniciam um movimento helicoidal, gerando a metáfora da dinâmica de produção do conhecimento científico e evoluem de forma a indicar a ideia de temporalidade no processo de desenvolvimento e aplicabilidade dos projectos científicos, culminando com uma chama intensa, em analogia à luz da candeia que os enfermeiros reconhecem com orgulho como o seu inconfundível símbolo.
Desejamos que a Revista Referência reflicta a imagem da UICiSa-dE, com um papel importante na divulgação do conhecimento científico produzido em educação e ciências da saúde, cuja evidência científica possa aplicar-se ao desenvolvimento da disciplina de enfermagem e à qualidade dos cuidados de saúde. Através da Revista da Unidade de Investigação pretendemos disponibilizar aos investigadores um espaço de difusão científica rigorosa e útil, pelo que, para atingir os seus objectivos de visibilidade científica, a Direcção da Revista coloca em relevo alguns critérios pertinentes que deverão ser necessariamente cumpridos:
– A Revista será publicada com regularidade (semestral), respeitando um conjunto de normas e princípios, que salvaguardem o rigor científico e ético;
– Integrará produções originais, preferencialmente artigos científicos resultantes de investigação empírica em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, reservando no entanto um espaço para recensões teóricas, divulgação de programas ou projectos, fichas técnicas e reflexões críticas que se revelem de interesse pedagógico, científico ou histórico para as ciências de enfermagem;
– Os artigos propostos serão apreciados de forma “cega” pelo Corpo de Peer Reviews, nacional ou internacional, com base em critérios científicos;
– Os critérios para submissão de artigos, normas de elaboração, orientações para Peer Reviews e circuito de informação, são públicos e de fácil acesso através das páginas NET da Unidade de Investigação e da Revista, construídas e geridas pelo cuidado e saber dos nossos serviços informáticos.
Já referida em CUIDEN, procuraremos no futuro a indexação da Revista Referência em outras bases de dados, como seja, Cumulative Índex to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Medline e outras; Pretendemos seguir as orientações do Conselho Iberoamericano de Revistas Científicas de Enfermagem (CIBERE), reunido na II Conferência de Editores na cidade do México, no sentido da promoção e divulgação da rede de revistas científicas de enfermagem, para um vasto universo de leitores, como verdadeiro motor do conhecimento científico de enfermagem.
Deixamos o convite e o desafio a todos os autores, enfermeiros e profissionais de educação e saúde, nacionais ou estrangeiros, interessados em divulgar a sua produção científica, para que submetam os seus trabalhos à nossa Revista Referência, cientes de que se tiverem qualidade, tudo faremos para os publicar e consequentemente divulgar e promover no universo do conhecimento.
Prof. Doutor Manuel Alves Rodrigues
Coordenador Científico da Unidade de Investigação e Director da Revista
Ficha técnica:  Ver ficha técnica

Secção História e Memória
Total: 1 registo(s)
Aspectos Práticos da Aplicação do Direito à Enfermagem
Aliete Pedrosa - Licenciada em Enfermagem; Enfermeira do Centro de Saúde de Celas– Coimbra; Pós-graduada em Direitos Humanos e Democratização e em Direito da Medicina pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Secção Artigo
Total: 6 registo(s)
Auto-conceito e Desenvolvimento de Competências Relacionais de ajuda Estudo com estudantes de enfermagem
Rosa Cândida de Carvalho Pereira de Melo - Licenciada em Enfermagem Médico-cirúrgica; Mestre em Ciências da Educação, área de especialização em Pedagogia Universitária; Assistente do 2.° triénio na Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto, Coimbra.
Emoção Expressa: Caracterização, Estabilidade e Importância no Para-suicídio Recorrente
José Carlos Santos - Professor Adjunto na ESEBB, Mestre em Sociopsicologia da Saúde pelo ISMT e Doutorando em Saúde Mental pelo ICBAS. Carlos Braz Saraiva - Professor de Psiquiatria na FMUC, Chefe de Serviço de Psiquiatria dos HUC, Coordenador da Consulta de Prevenção de Suicício dos HUC. Liliana de Sousa - ICBAS/IBMC – Universidade do Porto.
Empenhamento organizacional de enfermeiros em hospitais com diferentes modelos de gestão: papel de variáveis de contexto
Manuela Frederico - Doutorada em Ciências Empresariais; Professora Coordenadora da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca.
Exercício Físico e Imunidade – Influência de variáveis cronotípicas
Arménio Guardado Cruz - Professor Coordenador da ESEAF Vera Alves - Assistente Convidada de Imunologia da FMUC Carlos Fernandes da Silva - Professor Catedrático da Universidade de Aveiro Manuel Rosa Santos - Professor Catedrático e Diretor do Instituto de Imunologia da FMUC
Influência de um Programa Psico-educativo no Pré-operatório nos Níveis de Ansiedade do Doente no Pós-operatório
Aida Cruz Mendes - Professora Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca, Enfermeira Especialista de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, Doutorada em Psicologia da Educação. Anabela Silva - Enfermeira. Deolinda Nunes - Enfermeira. Guida Fonseca - Enfermeira.
Referências Onto-epistemológicas e Metodológicas da Investigação em Enfermagem: uma análise crítica
João Luís Alves Apóstolo - Enfermeiro; Professor Adjunto na ESEAF. Manuel Gonçalves Henriques Gameiro - Enfermeiro; Professor Coordenador na ESEAF.


Secção Apresentação do Projecto
Total: 1 registo(s)
Nota de Síntese sobre o “Projecto da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra: um Processo de Fusão”
Sofia Sousa - Investigadores do PESEnfC. Pedro Silva - Investigadores do PESEnfC. Carina Correia - Investigadores do PESEnfC.

Secção Projectos...
Total: 1 registo(s)
Nota de Síntese sobre o “Projecto da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra: um Processo de Fusão”
Sofia Sousa - Investigadores do PESEnfC. Pedro Silva - Investigadores do PESEnfC. Carina Correia - Investigadores do PESEnfC.



[ Voltar ]