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Resumo
Neste estudo descreve-se uma experiência pedagógica desenvolvida com alunos dos Cursos de Estudos Superiores Especializados, durante as aulas de Pedagogia, na Escola Superior de Enfermagem Dr. Angelo da Fonseca com a finalidade de promover as competências tecnico-pedagógicas dos enfermeiros numa perspectiva de educadores de saúde. Efectuaram-se diversas microsessões, planeadas em função de temas pertinentes, dirigidas a populações específicas, em contexto de prática simulada. A metodologia seguida permitiu a compreensão da vantagem de utilização de instrumentos de planeamento e avaliação, fundamentados nas teorias da criatividade e da mediação educativa. De forma participada, desenvolveu-se um trajecto integrado e flexível, onde: planeamento, heteroavaliação e autoscopia, parecem revelar interesse metodológico, no contexto da aprendizagem significativa. Com este modelo integrado de intervenção pedagógica pretende-se que as competências promovidas em contexto de simulação, possam transferir-se com eficiência e eficácia para as situações de educação para a saúde no plano real. Palavras-chave
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