Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Planeamento, Heteroavaliação e Autocospia na Formação de Educadores de Saúde
Autores:  Manuel Alves Rodrigues - Professor Coordenador da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca
Orientadores: 
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Neste estudo descreve-se uma experiência pedagógica desenvolvida com alunos dos Cursos de Estudos Superiores Especializados, durante as aulas de Pedagogia, na Escola Superior de Enfermagem Dr. Angelo da Fonseca com a finalidade de promover as competências tecnico-pedagógicas dos enfermeiros numa perspectiva de educadores de saúde. Efectuaram-se diversas microsessões, planeadas em função de temas pertinentes, dirigidas a populações específicas, em contexto de prática simulada.
A metodologia seguida permitiu a compreensão da vantagem de utilização de instrumentos de planeamento e avaliação, fundamentados nas teorias da criatividade e da mediação educativa. De forma participada, desenvolveu-se um trajecto integrado e flexível, onde: planeamento, heteroavaliação e autoscopia, parecem revelar interesse metodológico, no contexto da aprendizagem significativa.
Com este modelo integrado de intervenção pedagógica pretende-se que as competências promovidas em contexto de simulação, possam transferir-se com eficiência e eficácia para as situações de educação para a saúde no plano real.

Palavras-chave
Texto integral
Total: 1 registo(s)
ref_4-05a15.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]