Editorial: |
A revista Referência está de parabéns!
Inicia-se com o número que agora se publica a sua III série. É de justiça reconhecer que a evolução da revista ao longo das suas três series tem sido um percurso de sucesso.
A Referência tem contribuído, ao longo dos seus doze anos de existência, para a difusão do conhecimento produzido na área da saúde e da enfermagem, particularmente o conhecimento produzido por enfermeiros. A leitura dos seus vinte e cinco números permite perceber claramente que a Referência tem paulatinamente aumentado os seus níveis de exigência e a sua qualidade científica, mas também gráfica, acompanhando aqueles que têm sido também os saltos qualitativos e o amadurecimento da ciência, que é seu principal objectivo divulgar – a Enfermagem.
A passagem da Referência para a responsabilidade da unidade de investigação, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, em 2005, fechou um ciclo de desenvolvimento que, ao longo dos seus treze números da I série, cumpriu a missão para a qual a revista
tinha sido criada: constituir um espaço de análise e discussão de teorias e modelos de enfermagem; divulgar e discutir a aplicação de processos, métodos e técnicas inovadoras de cuidados de enfermagem; apresentar e discutir métodos, técnicas e instrumentos de investigação; divulgar projectos pedagógicos/didácticos desenvolvidos pela Escola; divulgar e discutir projectos e resultados de actividades de promoção de saúde na comunidade; constituir um espaço de análise de questões de ensino, particularmente ensino de enfermagem; divulgar e discutir novos sistemas, modelos e técnicas de gestão de cuidados, de pessoal e de serviços de saúde; divulgar e comentar novas fontes de informação e bibliografia.
As alterações introduzidas pela ligação à unidade de investigação, resultaram num aumento da capacidade da revista de cumprir os objectivos originalmente definidos e simultaneamente de se afirmar no plano editorial da ciência e profissão de enfermagem. Hoje a Referência, em Portugal, é referência como espaço de discussão, partilha, análise de ideias e difusão dos trabalhos científicos, cumprindo um papel importante de aproximar os cientistas portugueses, da área de
Enfermagem, dos colegas de todo o mundo e na garantia de que o conhecimento que produzem é
submetido ao confronto dos seus pares. A validação, do conhecimento produzido, pelos pares
é actualmente uma exigência incontornável. Ao longo dos anos, têm-se procurado encontrar múltiplas e complexas vias para a realizar. Como todos sabemos, uma das formas de prosseguir essa validação é garantir que os resultados de investigação apresentados pelos cientistas são publicados em revistas científicas que obedeçam a um conjunto de regras de rigor cada vez mais apertadas e concertadas na comunidade científica, entre outras, a existência de comissões científicas, avaliação por pares com recurso a uma metodologia cega, indexação em bases de dados reconhecidas pela comunidade científica, cálculo do factor de impacto dos artigos, que reflecte a internacionalização e a contínua actualização científica e tecnológica dos investigadores. A Referência tem procurado corresponder a todos estes critérios. A recente indexação na Scielo portuguesa, corresponde já a um patamar de exigência relevante que reconhece a qualidade do trabalho feito.
No futuro estou certa que a revista continuará o caminho que a fará ombrear pelos mais altos padrões internacionais. Muito obrigada a todos os autores, peer reviewers, membros do conselho editorial nacional e internacional, membros do conselho consultivo e editores chefe e
sénior. Bem hajam pelo Vosso trabalho e dedicação incondicional à revista.
A todos os leitores agradecemos a fidelidade a este projecto e fazemos votos de poder continuar a contar com todos que submetendo artigos para publicar quer utilizando os resultados da investigação publicada.
Maria da Conceição Bento
Presidente da ESEnfC |