Editorial: |
Quando a Revista Referência foi lançada, em Janeiro de 1988, assumíamos publicamente o compromisso de desenvolver um espaço de divulgação, análise e discussão das principais informações, trabalhos e resultados de estudos de investigação pertinentes para a área científica da enfermagem.
De facto, reconhece-se que o desenvolvimento do cuidar ê hoje, sem margem para dúvidas, uma exigência não só da profissão mas fundamentalmente dos receptores de cuidados, que só pode ser realizado através de estudos aprofundados e alicerçados na investigação empírica. Hoje, enfermeiras e os seus clientes exigem que a prática de cuidar seja baseada na melhor informação possível.
Nos últimos anos a enfermagem tem vindo a afirmar-se pela sua capacidade de produzir conhecimento a partir da investigação e da reflexão teórica e um esforço considerável tem sido realizado no sentido da formação de novos enfermeiros com um espírito científico bem desenvolvido.
As profundas alterações nos sistemas de saúde, com. o aumento da ênfase na qualidade dos cuidados e contenção de custos, levam a que profissionais de saúde, políticos, consumidores e investigadores necessitem de reavaliara evidência da eficácia ' das intervenções de saúde. Por outro lado, a centralidade concedida à pessoa beneficiá¬ria de cuidados impõe novas metodologias e o desenvolvimento de novas competências.
É neste sentido que o reconhecimento da importância da enfermagem baseada na evidência adquire um destaque primordial. A enfermagem baseada na evidência rompe definitivamente com o praticismo, colocando a reflexão e a tomada de decisão no centro das competências dos enfermeiros. Esta tomada de decisão baseada nos quatro componentes -perícia clínica, preferências do paciente acerca das várias alternativas de cuidados, evidência da investigação empírica e, recursos disponíveis é o cerne da enfermagem moderna.
A formação de enfermeiros capazes de responder positivamente a estes desafios é uma responsabilidade, em primeiro lugar, das Escolas que lideram este processo. A estas cabe a maior responsabilidade em dirigir o desenvolvimento do conhecimento, promover a sua subsequente difusão no campo e incorporá-lo em práticas efectivas através de orientações para a prática e dos curricula.
No entanto, o reconhecimento do valor da investigação não consiste senão no primeiro passo para uma mudança efectiva no sentido de uma enfermagem moderna. A utilização sistemática dos resultados da investigação na prática dos cuidados é o objectivo a alcançar. Para tal, a difusão da informação é essencial. Ao longo destes últimos 4 anos temos perseguido aquela intencionalidade iniciai O esforço realizado, para estar directamente envolvido na resposta directa ao dilema daqueles que pretendem usara investigação nas suas práticas clínicas, é amplamente recompensado pela cada vez maior procura de pedidos de divulgação de artigos científicos com os resultados de investigações efectuadas, bem como pelo número de leitores. Uns e outros são essenciais para a sobrevivência da Referência.
A todos, portanto, o nosso muito obrigado.
Aida Cruz Mendes
Coordenadora da Comissão Científica
|