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Nome da revista:  Revista de Enfermagem Referência Iª Série
Edição:  9
Data da edição:  2002-11-01
Comentários:  Revista de Educação e Formação em Enfermagem
Editorial:  Quando a Revista Referência foi lançada, em Janeiro de 1988, assumíamos publicamente o compromisso de desenvolver um espaço de divulgação, análise e discussão das principais informações, trabalhos e resultados de estudos de investigação pertinentes para a área científica da enfermagem.
De facto, reconhece-se que o desenvolvimento do cuidar ê hoje, sem margem para dúvidas, uma exigência não só da profissão mas fundamentalmente dos receptores de cuidados, que só pode ser realizado através de estudos aprofundados e alicerçados na investigação empírica. Hoje, enfermeiras e os seus clientes exigem que a prática de cuidar seja baseada na melhor informação possível.
Nos últimos anos a enfermagem tem vindo a afirmar-se pela sua capacidade de produzir conhecimento a partir da investigação e da reflexão teórica e um esforço considerável tem sido realizado no sentido da formação de novos enfermeiros com um espírito científico bem desenvolvido.
As profundas alterações nos sistemas de saúde, com. o aumento da ênfase na qualidade dos cuidados e contenção de custos, levam a que profissionais de saúde, políticos, consumidores e investigadores necessitem de reavaliara evidência da eficácia ' das intervenções de saúde. Por outro lado, a centralidade concedida à pessoa beneficiá¬ria de cuidados impõe novas metodologias e o desenvolvimento de novas competências.
É neste sentido que o reconhecimento da importância da enfermagem baseada na evidência adquire um destaque primordial. A enfermagem baseada na evidência rompe definitivamente com o praticismo, colocando a reflexão e a tomada de decisão no centro das competências dos enfermeiros. Esta tomada de decisão baseada nos quatro componentes -perícia clínica, preferências do paciente acerca das várias alternativas de cuidados, evidência da investigação empírica e, recursos disponíveis é o cerne da enfermagem moderna.
A formação de enfermeiros capazes de responder positivamente a estes desafios é uma responsabilidade, em primeiro lugar, das Escolas que lideram este processo. A estas cabe a maior responsabilidade em dirigir o desenvolvimento do conhecimento, promover a sua subsequente difusão no campo e incorporá-lo em práticas efectivas através de orientações para a prática e dos curricula.
No entanto, o reconhecimento do valor da investigação não consiste senão no primeiro passo para uma mudança efectiva no sentido de uma enfermagem moderna. A utilização sistemática dos resultados da investigação na prática dos cuidados é o objectivo a alcançar. Para tal, a difusão da informação é essencial. Ao longo destes últimos 4 anos temos perseguido aquela intencionalidade iniciai O esforço realizado, para estar directamente envolvido na resposta directa ao dilema daqueles que pretendem usara investigação nas suas práticas clínicas, é amplamente recompensado pela cada vez maior procura de pedidos de divulgação de artigos científicos com os resultados de investigações efectuadas, bem como pelo número de leitores. Uns e outros são essenciais para a sobrevivência da Referência.
A todos, portanto, o nosso muito obrigado.

Aida Cruz Mendes
Coordenadora da Comissão Científica
Ficha técnica:  Ver ficha técnica

Secção Artigo
Total: 5 registo(s)
Consentimento Informado: o Fim do Silêncio...
Paula Alexandra A. Ribeiro Marques - Assistente do 1º Triénio na Escola Superior de Enfermagem de Portalegre.
Doenças Oncológicas e Representações Sociais
António Maria Martins - Sociólogo/DCE- Universidade de Aveiro. Yvete Maria Parchão da Silva - Psicóloga Clínica.
Em Torno da Adesão aos Protocolos Terapêuticos
Ana Paula Forte Camarneiro - Professora Adjunta da Área Científica de Ciências Sociais na Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca.
ERIT - Um Instrumento para Avaliação das Relações Interpessoais no Trabalho
João Luís Alves Apóstolo - Área Científica de Investigação no âmbito da Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca. Luís Manuel de Jesus Loureiro - Professor Adjunto na Área Científica de Investigação no âmbito da Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca.
Independência Funcional em Doentes com AVC: Influência do Hemisfério Afectado
Maria Claro Amado Apóstolo Ventura - Professora Adjunta na Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca.

Secção Apontamentos... Para a história
Total: 1 registo(s)
Construindo um Saber Enfermagem: o Exemplo da Enfermeira Margot Phaneuf
Nídia Salgueiro - Professora Aposentada da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca.

Secção Fichas Técnicas
Total: 2 registo(s)
Cuidados de Enfermagem ao Doente com Necessidade de Cateterismo Vesical
Rui Carlos Negrão Baptista - Assistente na Área Científica de Enfermagem Médico-Cirúrgica.
Cuidados de Enfermagem ao Doente Ostomizado
Isabel Simões - Assistente na Área Científica de Enfermagem Médico-Cirúrgica.

Secção Comunicação
Total: 1 registo(s)
Cultura Científica, Produção Científica e Sentido de Profissionalidade
Manuel Alves Rodrigues - Professor Coordenador da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca. Área Científica de Ciências da Educação.

Secção Divulgação
Total: 2 registo(s)
Emergências e Urgências Médicas - Sistema Integrado de Emergência Médica
Rui Pedro Santos Pinto - Estudantes do 3º ano do I Curso de Licenciatura em Enfermagem. Teresa Catarina Fernandes Santos - Estudantes do 3º ano do I Curso de Licenciatura em Enfermagem. Vera Lúcia Vilela Cardoso - Estudantes do 3º ano do I Curso de Licenciatura em Enfermagem. Fátima da Conceição Martins Luzio - Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca.
Regulamento da Unidade de I&D de Ciências da Saúde: Domínio de Enfermagem
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Secção Enfermagem... No tempo
Total: 1 registo(s)
Os Cuidados na Doença e os Serviços Assistenciais desde as Origens até Finais da Idade Média
Aliete Pedrosa - Pós-graduada em Direitos Humanos e Democratização e Direito de Medicina pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.



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