Editorial: |
Aqui estamos no início da IV Serie da Revista de Enfermagem Referência com novas propostas, na ambição de melhoria contínua e na convicção de poder prestar um melhor serviço. O principal objetivo do nosso trabalho é contribuir para que aquilo que os autores produzem, não permaneça oculto, seja socialmente validado e efetivamente útil. O trabalho de tornar visível uma obra é igualmente exigente e complexa como o ato da sua criação. Deste modo, um artigo científico é como uma obra de arte que se aperfeiçoa, com o contributo de muitos.
O Processo de revisão de um artigo científico, na Revista de Enfermagem Referência, decorre agora em meio digital, da submissão à divulgação, numa sequência de 9 fases. As normas e guiões ajudam a harmonizar os procedimentos, fazendo prever maior fiabilidade e agilidade de processos, sempre no sentido de salvaguardar todos os princípios ético-legais inerentes ao processo de gestão, revisão, publicação e divulgação, protegendo os direitos das pessoas, instituições, com garantia da utilidade e verdade científica do conhecimento que divulga.
A implementação de diferentes ferramentas e procedimentos implica sempre um período de ajustamento. Por mais exigentes que sejam os critérios e procedimentos, eles só se tornam eficazes e fiáveis, através do envolvimento responsável e solidário das pessoas que os aplicam. O processo de revisão científica implica uma cadeia interativa de ações, se um dos atores não cumpre ou não responde em tempo e rigor, compromete o processo e a qualidade dos resultados.
A Direção Editorial da Revista de Enfermagem Referência está grata aos autores, revisores e técnicos, pelo apoio e compreensão, que generosamente têm demonstrado, no ajustamento a esta nova etapa da Revista, em que procuramos aliar inovação e rigor. Desejamos que os artigos, agora disponíveis em importantes bases de dados internacionais, em texto integral, em formato bilingue, sempre com versão em língua inglesa, fiquem acessíveis a um universo mais vasto de leitores, e sirvam na tomada de decisão de profissionais de educação e saúde bem como na promoção da literacia em saúde.
Porque tudo o que fazemos é aprendizagem, procuraremos estar atentos aos sinais que nos vão dando todos os colaboradores e particularmente aos leitores, no sentido de perceber e responder adequadamente às suas necessidades. Perante a força do inesperado, quando for necessário, aproveitando da experiência vivida, atrever-nos-emos na busca e descoberta de novas soluções, transformando as dificuldades em oportunidades.
No pensamento de ALBERT SZENT-GYORGYI “uma descoberta é o encontro entre um acidente e uma mente preparada”.
Manuel Alves Rodrigues
Professor Coordenador Principal
Coordenador Científico da UICISA: E e Editor Chefe da Revista de Enfermagem Referência
|