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Nome da revista:  Revista de Enfermagem Referência IIª Série
Edição:  6
Data da edição:  2008-06-01
Comentários:  Dirige-se a estudantes, investigadores, profissionais da área da educação e da saúde.
Divulga conhecimento científico produzido em educação e ciências da saúde, com impacto em ganhos em saúde e no desenvolvimento científico da enfermagem.
Editorial:  Para que haja desenvolvimento da ciência é necessário que a comunidade científica disponha de acesso ao pensamento, à teoria e aos resultados de investigação produzidos num determinado campo e se envolva na comparação e discussão dos achados dos diversos investigadores. De facto, uma das formas mais importantes de validar os resultados da investigação e de contribuir para o crescimento do conhecimento é sujeitar os achados e inferências realizadas sobre os mesmos à crítica dos pares. Ao mesmo tempo, o acesso à informação e literatura científica constituem frequentemente um ponto de partida fundamental para o questionamento e reflexão científica. É assim que se percebe por que é tão importante a divulgação dos resultados das investigações produzidas assim como o acesso à literatura especializada, justificando-se a pressão para uma maior democraticidade no seu acesso. O acesso e uso do conhecimento já produzido deve, no entanto, obedecer a certas regras.
Ao contextualizar o problema de investigação em curso — quer se trate de um artigo de divulgação de investigação empírica quer de revisão de literatura para enfatizar padrões e dissonâncias num determinado domínio do conhecimento — os investigadores socorrem-se do conhecimento produzido e já divulgado por outros cientistas. Esta referência em nada se deve confundir com o erro de plágio. O plágio é uma forma abusiva de apropriação das ideias ou trabalho de outrem e é eticamente reprovável.
A maior democratização no acesso ao conhecimento se, por um lado, facilita o aparecimento de plágio, por outro, torna a sua detecção mais fácil e permite que se cumpra melhor a selecção de validade dos documentos através da crítica dos pares. Num mundo global em que hoje nos encontramos e na diversidade de conhecimento produzido a cada instante, nenhuma instituição ou revista estará livre de que alguém venha a cometer um erro de plágio. No entanto, se essa instituição ou revista estiver bem ancorada na comunidade científica que serve, as possibilidades de detecção e repúdio por actos desta natureza, serão concerteza muito altas. Diríamos, assim, que mais importante do que alguma vez nos considerarmos como imunes à tentativa de plágio, congratulamo-nos pela constatação de que a comunidade científica que servimos está atenta e que o controlo entre pares funciona na sua plenitude.
Prof. Doutora Aida Cruz Mendes
Directora Adjunta da Revista
Ficha técnica:  Ver ficha técnica

Secção Artigo
Total: 8 registo(s)
Adaptação para Português da Escala Multidimensional do Sentido de Humor (MSHS)
Helena José - Mestre em Comunicação em Saúde pela Universidade Aberta, Doutoranda em Enfermagem na Universidade de Lisboa e Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde de Faro (Departamento de Enfermagem) [hjose@ualg.pt] Pedro Parreira - Doutor em Gestão pelo ISCTE e Professor Adjunto na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Unidade Científico-Pedagógica de Ciências Básicas e Fundamentos de Enfermagem [parreira@esenfc.pt]
Avaliação da Dor nas Crianças com Deficiência e Limitações da Comunicação Verbal: Estudo da praticabilidade da escala Douleur Enfant San Salvadour (DESS)
Joana Rodrigues - Enfermeira de nível 1, Hospitais da Universidade de Coimbra Libânia Santiago - Enfermeira de nível 1, Hospitais da Universidade de Coimbra Liliana Ferraz - Enfermeira de nível 1, Hospitais da Universidade de Coimbra Margarida Garcia - Enfermeira Especialista, Hospital Pediátrico de Coimbra Ananda Fernandes - Professora Coordenadora, ESEnfC
Influência da correcção da pega no sucesso do Aleitamento Materno: resultados de um estudo experimental
Maria Adriana Pereira - Doutor, Professor Auxiliar, Universidade Fernando Pessoa – Porto Leonor Levy - Doutor, Professor Auxiliar, Faculdade de Medicina de Lisboa Maria Eduarda Matos - Mestre, Assessora Principal, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto José Manuel Calheiros - Doutor, Professor Catedrático, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade da Beira Interior
Motivação para a Amamentação: construção de um instrumento de medida
Paula Alexandra Nelas - Mestre em Sociopsicologia da Saúde, Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde de Viseu Manuela Ferreira - Doutora em Ciências da Educação, Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde de Viseu João Carvalho Duarte - Mestre em Ciências de Enfermagem, Professor Coordenador na Escola Superior de Saúde de Viseu
O Doente Queimado e a Dinâmica Familiar: O Impacto da Doença na Família
José Manuel Pinto - Professor Coordenador na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra [jpinto@esenfc.pt] Luís Miguel Silva Montinho - Enfermeiro de Nível 1 no Serviço de Neurologia A dos Hospitais da Universidade de Coimbra [luismontinho@hotmail.com] Pedro Ricardo Coelho Gonçalves - Enfermeiro de Nível 1 no Serviço de Neurocirurgia 1 dos Hospitais da Universidade de Coimbra [pedrico_goncalves@hotmail.com]
O Enfermeiro com a Pessoa em fim de vida na Construção do Cuidar
Cidália Frias - Professora Adjunta, Mestre em Ciências de Educação – Área de Educação e Desenvolvimento, Doutoranda em Enfermagem na Universidade de Lisboa. Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo [cidaliafrias@hotmail.com]
O Toque na prática clínica
José Reis dos Santos Roxo - PhD, Professor Coordenador, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra [roxo@esenfc.pt]
Supervisão em Ensino Clínico de Enfermagem: a perspectiva dos Enfermeiros Cooperantes
João Filipe Simões - Mestre em Supervisão, Assistente do 2.° Triénio da Universidade de Aveiro, Escola Superior de Saúde Isabel Alarcão - Doutorada em Didáctica, Professora Catedrática (Aposentada) da Universidade de Aveiro, Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa Nilza Costa - Doutorada em Física (Ensino), Professora Catedrática da Universidade de Aveiro, Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa

Secção História e Memória
Total: 1 registo(s)
História de Enfermagem em Cabo Verde
Alice Sena Martins



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