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Nome da revista:  Revista de Enfermagem Referência IIª Série
Edição:  6
Data da edição:  2008-06-01
Comentários:  Dirige-se a estudantes, investigadores, profissionais da área da educação e da saúde.
Divulga conhecimento científico produzido em educação e ciências da saúde, com impacto em ganhos em saúde e no desenvolvimento científico da enfermagem.
Editorial:  Para que haja desenvolvimento da ciência é necessário que a comunidade científica disponha de acesso ao pensamento, à teoria e aos resultados de investigação produzidos num determinado campo e se envolva na comparação e discussão dos achados dos diversos investigadores. De facto, uma das formas mais importantes de validar os resultados da investigação e de contribuir para o crescimento do conhecimento é sujeitar os achados e inferências realizadas sobre os mesmos à crítica dos pares. Ao mesmo tempo, o acesso à informação e literatura científica constituem frequentemente um ponto de partida fundamental para o questionamento e reflexão científica. É assim que se percebe por que é tão importante a divulgação dos resultados das investigações produzidas assim como o acesso à literatura especializada, justificando-se a pressão para uma maior democraticidade no seu acesso. O acesso e uso do conhecimento já produzido deve, no entanto, obedecer a certas regras.
Ao contextualizar o problema de investigação em curso — quer se trate de um artigo de divulgação de investigação empírica quer de revisão de literatura para enfatizar padrões e dissonâncias num determinado domínio do conhecimento — os investigadores socorrem-se do conhecimento produzido e já divulgado por outros cientistas. Esta referência em nada se deve confundir com o erro de plágio. O plágio é uma forma abusiva de apropriação das ideias ou trabalho de outrem e é eticamente reprovável.
A maior democratização no acesso ao conhecimento se, por um lado, facilita o aparecimento de plágio, por outro, torna a sua detecção mais fácil e permite que se cumpra melhor a selecção de validade dos documentos através da crítica dos pares. Num mundo global em que hoje nos encontramos e na diversidade de conhecimento produzido a cada instante, nenhuma instituição ou revista estará livre de que alguém venha a cometer um erro de plágio. No entanto, se essa instituição ou revista estiver bem ancorada na comunidade científica que serve, as possibilidades de detecção e repúdio por actos desta natureza, serão concerteza muito altas. Diríamos, assim, que mais importante do que alguma vez nos considerarmos como imunes à tentativa de plágio, congratulamo-nos pela constatação de que a comunidade científica que servimos está atenta e que o controlo entre pares funciona na sua plenitude.
Prof. Doutora Aida Cruz Mendes
Directora Adjunta da Revista
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Secção Artigo
Total: 8 registo(s)
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Secção História e Memória
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História de Enfermagem em Cabo Verde
Alice Sena Martins



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