Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Nome da revista:  Revista de Enfermagem Referência IIª Série
Edição:  12
Data da edição:  2010-03-01
Comentários:  Dirige-se a estudantes, investigadores, profissionais da área da educação e da saúde.
Divulga conhecimento científico produzido em educação e ciências da saúde, com impacto em ganhos em saúde e no desenvolvimento científico da enfermagem.
Editorial:  No momento em que editamos o volume 12 da II Série, preparamo-nos para uma análise criteriosa do esforço de melhoria progressiva da qualidade da Revista Referência, agora também acolhida pela Scielo Portugal. A partir do mês de Julho, a Revista assinala 12 anos, pelo que, desejamos apresentar um formato renovado e iniciar a edição da III Série.
Como está explicitado nas Normas de Publicação para os autores, a Direcção da Revista Referência assegura um processo de revisão double blinded, com recurso a 2 ou 3 Peer Reviewers e um Gestor de Artigo para mediar acordos e desacordos de revisão. Este é um trabalho complexo, que aumenta o tempo de demora média no ciclo de revisão, sobretudo quando revisores e autores não conseguem responder no espaço de tempo que está normativamente definido.
De momento, a Direcção da Revista confronta-se com uma importante questão relativa a estratégias de divulgação de conhecimento. Estamos conscientes de que a publicação de resultados científicos é um importante compromisso social, no entanto, esse conhecimento divulgado, deve ser original, válido e útil, de forma a poder ser utilizado como referente teórico e ferramenta prática, com benefício para o bem comum. Neste sentido, compete a uma Revista Científica, de qualquer âmbito, gerir os filtros que minimizem o crescente manancial de conhecimento menos útil e regular os processos que dêem visibilidade ao conhecimento útil.
A Revista Referência privilegia artigos resultantes de investigação empírica e disponibiliza um espaço mais restrito para artigos teóricos. A todos os autores é indicado que devem submeter os artigos por via electrónica e enviar uma versão por correio, acompanhada de uma declaração de direitos de autor,devidamente assinada. Esta declaração integra o seguinte conteúdo:
“Transfiro os direitos de autor deste artigo para a Revista Científica Referência, assim que ele for aceite para publicação electrónica e impressa. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir, na íntegra ou em partes por qualquer meio, e distribuir este artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencionado que os direitos pertencem à Revista Científica Referência. Declaro que este trabalho é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes por qualquer meio, em outro periódico, Anais de eventos científicos ou capítulo de livro. Assino o presente Termo de Transferência”.
Hoje, o Universo do Conhecimento é um mercado dinâmico e acessível, considerando a enorme variedade de motores de busca, as revistas publicadas on line e a acessibilidade a bases de dados. Verificamos então que o crescimento da informação é exponencial mas em muitos casos carregada de ruído ou de redundância. Encontramos autores que submetem os seus artigos a diversas revistas e deixam publicar esses mesmos artigos, sem terem em conta o compromisso que assumiram ao assinar um termo de transferência, com as regras específicas enunciadas para uma dada revista. Admitimos que os autores de um projecto possam publicar diversos artigos no contexto de uma problemática complexa, partindo de questões diferentes e evidenciando diferentes dimensões de análise e resultados. Porém, preocupa-nos que um artigo apareça publicado em 3 ou 4 revistas científicas, onde a diferença, muitas vezes, não passa de uma alteração no formato do título e um arranjo morfológico do texto, mantendo invariável os objectivos, participantes, instrumentos, contextos, resultados.
Temos discutido esta questão com investigadores nacionais e internacionais e percebemos que esta é uma área muito sensível mas que a todos deixa alguma preocupação. Consideram que existe uma prática corrente, mesmo entre publicações em revistas de factor de impacto, em que autores, a partir de projectos, dissertações ou teses com resultados diversificados, publicam diferentes artigos; os autores seguem a mesma metodologia, mas procuram evidenciar diferentes enfoques. Este procedimento pode ter legitimidade, desde que sejam claros os objectivos e clara a diferença de resultados.
A prudência científica e o compromisso ético deve estar presente nestas tomadas de decisão, o que implica avisar sempre os responsáveis da revista com a qual se estabelece um compromisso, das opções que se pretendem tomar. A nosso ver, o autor deve ter o cuidado, mesmo que os artigos sejam enfoques distintos, de indicar no artigo que este deriva de um determinado projecto, o qual deu origem à divulgação de artigos com perspectivas diferenciadas da mesma problemática.
No caso concreto da Revista Referência, gostaríamos de enfatizar o conteúdo do termo de transferência de direitos de autor “declaro que este trabalho é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes por qualquer meio, em outro periódico”. A partir do momento que um autor assina um documento, submete-se ao princípio moral de compromisso e fá-lo por livre opção. Constatámos que este compromisso nem sempre é cumprido, uma vez que, já pudemos comparar diversas versões de um mesmo artigo, editados em diversas revistas. Por uma questão de dignidade científica da Revista Referência, por respeito a todos aos autores que nos submetem as suas investigações originais e nos delegam os direitos de autor, vamos desenvolver uma estratégia que nos parece fiel ao principio da validade, ética e utilidade do conhecimento cientifico: antes de submeter um artigo a um processo de revisão cega (que, como todos sabem, implica o esforço de muitos intervenientes) faremos uma pesquisa a bases de dados, revistas científicas online, sumários correntes de periódicos, para verificar se o artigo foi submetido a outras revistas. Se não, avançaremos com o processo de revisão, caso contrário será recusado; se apenas depois de publicado verificarmos que também foi divulgado por outra revista, o autor será confrontado pelo Editor Chefe em relação aos compromissos declarados no termo de transferência.
Como Revista Indexada que deseja afirmar-se como uma Referência no âmbito das Ciências da Saúde e na área específica da Enfermagem, desejamos que os autores sintam orgulho em ver os seus artigos publicados e divulgados ao nível internacional e nós desejamos sentir a confiança de publicarmos artigos realmente originais e com direitos exclusivos.

Manuel Alves Rodrigues
O Coordenador Científico da UICISA-dE e Editor Chefe da Revista Referência
Ficha técnica:  Ver ficha técnica

Secção História e Memória
Total: 1 registo(s)
A antiga Escola de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca e a Direcção Geral dos Desportos do Centro, na promoção das actividades de natação em Coimbra
Nídia Salgueiro

Secção Artigo de Investigação
Total: 8 registo(s)
A Enfermeira no desenho da Criança
Matilde Correia Sílvia Correia Maria de Fátima Santos Alfredo Lourenço
Adaptação e validação da Escala de Sobrecarga do Cuidador de Zarit
Carlos Alberto da Cruz Sequeira
Efeito da variável preparação para o parto na antecipação do parto pela grávida: estudo comparativo
Carla Manuela Lino Morgado Carla Olívia Costa Pacheco Cília Mirene Simões Belém Maria de Fátima Correia Nogueira
Passagem de turno dos enfermeiros nos quartos (Visita de Enfermagem): opinião dos utentes
Ricardo Jorge de Oliveira Ferreira Fátima da Conceição Martins Luzio Mayra Cristina Moreira dos Santos
Processo de Enfermagem na prática de hemodiálise: a experiência das enfermeiras de um Hospital Universitário
Antonio Fernandes Costa Lima Sandra Mayumi Osawa Fuzii Natália de Alencar Pinho Ana Cláudia Tavares Melo Terezinha Hiroko Fujiki Hashimoto
Qualidade de vida das crianças com Artrite Idiopática Juvenil
Amélia Patrícia Marques Esteves Carina Isabel Fachada Isidoro Magda Catarina Sousa Marques
Satisfação dos Enfermeiros: estudo comparativo em dois Modelos de Gestão Hospitalar
Vera Lúcia Dias Batista Ricardo Manuel da Fonseca Santos Paulo Miguel da Fonseca Santos João Carvalho Duarte
Violência na escola: conhecer para intervir
Carla Silva Mendes

Secção Artigo Teórico
Total: 1 registo(s)
Implicações bioéticas sobre procriação medicamente assistida
Fátima Dalina Gomes Gouveia

Secção Unidade de Investigação
Total: 1 registo(s)
O modelo de cuidados de saúde baseados na evidência do Instituto Joanna Briggs
Alan Pearson Rick Wiechula Anthea Court Craig Lockwood Tradução de: Lúcia Marlene Macário Lopes Sandra Maria Pereira dos Santos

Secção Artigo de Revisão
Total: 1 registo(s)
Qual o papel da esperança na saúde da pessoa? – Revisão Sistemática
Vera Sofia Joaquim Cavaco Helena Maria Guerreiro José Sérgio Pedro dos Reis Leite Pires Louro Ana Filipa Alves Ludgero, Enfermeira Andrea Filipa Marrachinho Martins Mélissande Clarissa Glaus dos Santos



[ Voltar ]