Editorial: |
Com o objetivo de melhorar a saúde e o bem-estar de todos, as políticas de investigação e inovação terão que avaliar o equilíbrio e sustentabilidade dos sistemas de saúde. Através desta estratégia é possível criar condições eficazes de redução das iniquidades e proteção dos grupos vulneráveis, neste mundo em pressão.
Confúcio afirmava, se alguém quer prever o futuro precisa de estudar o passado. De facto, os problemas atuais também se alimentam de causas passadas, porém estão enroupados em fenómenos complexos que de forma rápida, inesperada e imprevisível podem afetar profundamente o equilíbrio do mundo. Atualmente, as forças de progresso erguem-se a uma tremenda velocidade e força que rapidamente mudam de direção e colapsam. Este é o denominado efeito breaking wave em que a crista da onda colapsa quando a base não consegue suportar o topo.
O Programa Quadro da investigação e inovação da União Europeia investe significativamente no Pilar Desafios Societais do Horizonte 2020, visando a compreensão dos determinantes da saúde, envelhecimento ativo e autogestão da saúde, de cuidados de saúde eficientes e sustentáveis, e cuidados integrados. A estratégia Europeia da saúde, através da plataforma contra a pobreza, tem consciência do aumento dos grupos vulneráveis e almeja no Horizonte 2020 fortalecer a coesão social no sentido de libertar pelo menos 20 milhões de Europeus da pobreza. As desigualdades e o empobrecimento são sempre uma ameaça para todas as gerações particularmente para idosos e crianças.
Incentivamos os autores a submeterem à Revista de Enfermagem Referência artigos resultantes de estudo e investigação sobre os atuais desafios societais. A escrita científica, clara e rigorosa é um meio que ajuda a aumentar a consciência da cidadania e a promover uma cultura corresponsável, ética e solidária de cuidado.
Manuel Alves Rodrigues
Professor Coordenador Principal
Coordenador Científico da UICISA: E e Editor
Chefe da Revista de Enfermagem Referência
|